sexta-feira, 19 de junho de 2009

TRAGÉDIA RAIAM E A BANDEIRA DA SEGURANÇA EM ALTO PARAÍSO DE GOIÁS!





Nice - foi a primeira secretária do lar que tive já nesta casa da chácara em que moro. Ela trabalhou também na primeira lojinha que tive aqui em Alto Paraíso. Foi ela quem correu desesperadamente para nos chamar quando meu filho Bruno teve a primeira crise de edema de glote. Por tudo, sou-lhe muito grata e lhe quero muito bem!


Mas, independente de todos os motivos pelos quais lhe sou grata, não me permito deixar “passar batido” o que fizeram com seu filhinho de apenas 8 anos de idade! Tenha sido filho de Nice ou de qualquer outra pessoa!!!




Um crime hediondo, terrível, revoltante!!!




De seus dois filhos, restou apenas Bruno, pois RAIAM, nos seus tenros 8 anos de vida, partiu deste mundo, de forma drástica, causada por um assassino inescrupuloso, sem sentimentos, e, possivelmente, sem alma!






Pelo que se sabe, dia 15/06/2009, às 16 hs, RAIAM sumiu de frente da casa dos pais, na Cidade Alta – bairro de Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros. Um homem possivelmente de meia idade, vestido de shorts, camisa e boné preto – bem tétrico portanto, ofereceu-lhe de fazer um estilingue, mostrando-lhe uma borracha de soro e convidando-o pra ir até o mato próximo pra arranjar a forquilha, fazendo-o entrar num carro preto. Depois disso, não se viu mais o garoto e a busca se fez a partir das 17 hs aproximadamente, tão logo Nice deu pelo sumiço do filho que, aliás, nunca saia de casa sem ela ou familiares! Procuraram toda a noite, juntamente com a policia local e nada. Pela manhã do dia seguinte, juntou-se um grupo de cerca de 20 pessoas e foram vasculhar o mato perto da Casego, pois o garoto costumava se banhar na lagoa ali próxima com o irmão e amiguinhos. Lá, na beira da lagoa, encontraram o chinelo do menino, a borracha do estilingue e uma cuéca!!! Logo a seguir, perceberam marcas no chão, saindo da lagoa, como se um corpo tivesse sido arrastado, Seguiram cerca de 200m mato a dentro e encontraram um pau fincado, com folhas cobrindo uma terra recentemente removida. O rapaz que encontrou isso, desconfiou, e arrancou o pau, o qual estava fincado somente a um palmo da superfície. Cavou e apareceu O ROSTO DE RAIAM ali enterrado!!!! O pai - Zé - estando ali próximo, foi o quarto a ver o rosto do filho, que não pode ser desenterrado, pois a policia já cercou o local, deixando só o rosto do menino de fora. Suspeita-se que o assassino estuprou o menino e depois o afogou no lago, para depois enterrá-lo, pois quando o encontraram, ainda saia muita água de sua boca e nariz. Ele foi encontrado por volta das 9:30 hs mas somente desenterrado bem após, quando chegou o IML, para levá-lo à Formosa para os exames de autopsia.





Foi um crime bárbaro, a cidade está toda revoltada, mas até agora não conseguiram prender e nem identificar o assassino, já que o único que o viu foi outra criança, que diz que se vir o mesmo, o reconhece.





Quem teria sido capaz de tamanha barbaridade? Alguém daqui ou de fora? Só esperamos e assim pedimos a Deus que esse assassino maldito seja reconhecido, preso e sentenciado com a pena merecida! Seja ele rico ou pobre, realmente esperamos que não seja “protegido” por interesses outros, coisa comum de acontecer na sociedade com um todo, onde os “abafamentos” ocorrem, principalmente quando se insere “dinheiro” ou “status” elevados, infelizmente!... Pois não existe nada que pague a vida de uma pessoa, ainda mais de uma criança, criança esta que, como disse Nice – sua Mãe, “arrancaram-lhe seu sorriso, sua inteligência, seu direito de crescer, de ser feliz”...





Palavras de Nice para mim:





“Havia ido visitar meu pai no Novo Horizonte. Cheguei e almocei com meus filhos, pois meu marido se encontrava em Brasília. Após o almoço, sentei-me no sofá e fui ensinar RAIAM um joguinho que ele havia ganho na quermesse. Ficamos jogando um tempo, quando o Caio o chamou para brincar. RAIAM me perguntou se podia ficar com ele na calçada em frente de casa e eu deixei, indo, a seguir, lavar a louça do almoço. De onde eu estava, escutava a voz de “ meu bebê” (era como Nice se referia ao filho!) conversando na calçada. De repente, não escutei mais sua voz e saí para ver onde estava... Foi quando Caio me contou do homem e do estilingue. Disse-me ele que ainda falou a RAIAM para não ir, mas meu filho respondeu: “Tudo bem, ele é meu amigo”E assim RAIAM partiu para nunca mais voltar, pelo menos com vida!





Neste ínterim, Nice saiu desesperada, pedindo ajuda, pois haviam roubado seu filho, mas tudo em vão... Quando voltou a ver “seu bebê”, ele já se encontrava numa “câmara mortuária”!





Outras palavras de Nice para mim:





“Roubaram a vida do “meu bebê” com somente 8 anos de idade... Tiraram-lhe o direito de ir e vir... Arrancaram-lhe seu sorriso, sua inteligência, seu direito de crescer, de ser feliz... Meu filho era muito inteligente e eu tenho certeza de que seria um grande homem, se formaria, e ajudaria muitas pessoas, pois ele era muito bom... Por que fizeram isso com ele? E comigo? O que vai ser de mim, agora, sem “meu bebê”?





E AÍ, VAMOS DEIXAR IMPUNE MAIS ESTE CRIME EM NOSSA CIDADE??? ASSIM COMO TANTOS OUTROS QUE AQUI TÊM OCORRIDO???





Desaparecimentos como o do Renato Mendes, atropelamento com morte, como o da menina há pouco tempo na mesma Cidade Alta, corpo encontrado morto e mutilado, cujo criminoso já anda solto pelas ruas de nossa cidade, assaltos e furtos dos mais variados, tanto em comércios, como à transeuntes, e agora esse crime bárbaro com uma criança de apenas 8 anos de idade... Que mais esperamos que aconteça de terrível, sem que providências maiores e mais significativas sejam tomadas?





Afinal, SOMOS UMA CIDADE BASICAMENTE SEM LEI, onde bandidos de todas as espécies, vindos de várias partes do Estado, fazem aqui suas barbáries e saem praticamente impunes, já que Alto Paraíso de Goiás sequer Delegado possui!!!... E nem Escrivão de Polícia para que sejam registrados Boletins de Ocorrência em tempo hábil!!!... Nossos policiamentos, tanto civil como militar, deixam muito a desejar, por falta de estrutura de apoio dos órgãos competentes, especialmente da Secretaria de Segurança do Estado de Goiás!!!... Desta forma, fica muito fácil para os marginais agirem às soltas em nosso município!





A matéria do Informativo Alto Paraíso Online – nas palavras do Jornalista Praman – em 19/06/2009 - às 13:06h., ao noticiar sobre a Audiência Pública realizada pela pela ACIAP - Associação Comercial, em parceria com o MP - Ministério Publico local, onde a sociedade civil foi ouvida nas principais questões que envolvem o Estado de Goiás em nosso município, nos mostram mais uma vez essa triste realidade de total abandono:





“SEGURANÇA: O novo delegado regional presente ao evento decepcionou, não por sua causa, mais por ter sido franco em relatar que o estado não vai poder resolver a principal demanda que é a falta de delegado e escrivão, talvez, disse ele, até no final do ano se consiga suprir as vagas com os novos concursados que ainda vão passar por treinamento. Com relação ao grave fato acontecido na comunidade que foi o assassinato de uma criança, disse já ter deslocado uma equipe especial para investigar. Cidadãos presentes denunciaram o fato de que por varias vezes já ligaram para o 190 e a PM não atendeu aos chamados, o promotor informou que vai tomar providencias quanto a estas questões”.





Nossas autoridades locais – Prefeito e Vereadores – têm feito a sua parte, reivindicando, por inúmeras vezes, ao Secretário de Segurança do Estado de Goiás – Deputado Federal Ernesto Roller – (aliás, diga-se de passagem, este foi o deputado que mais teve votos em nossa cidade!) – seja pessoalmente, seja por ofícios, e até através de nossas rádios locais (Comunitária e Rural), providências imediatas quanto à questão da Segurança no Município de Alto Paraíso. Entretanto, pelo que se sabe, nem respostas aos ofícios enviados (e isto foi dito por Vereadores em sessão da Câmara Legislativa daqui!), este ilustre deputado ousa se dignar a responder, o que seria o mínimo do mínimo esperado!





Portanto, mais que comprovado está, que as formas de reivindicações usadas por nossas autoridades, embora sejam corretas, não são vistas, lidas e/ou escutadas pelas autoridades competentes e de direito do Estado de Goiás! Precisamos, pois, mudar a tática das “solicitações”!





E é aqui que proponho A TODA A POPULAÇÃO DE ALTO PARAÍSO, que SE UNA em prol da NOSSA SEGURANÇA, da SEGURANÇA DE NOSSOS FILHOS, da SEGURANÇA DE NOSSOS IDOSOS, da SEGURANÇA DE NOSSOS COMÉRCIOS, de NOSSOS LARES, de NOSSOS BENS e, sobretudo, DO MAIOR BEM QUE TEMOS – QUE É O DIRETO À VIDA! – para fazermos exatamente a sugestão dada pelo bravo repórter Roberto Bonfazane durante a audiência na Rádio Comunitária, quando do recente e trágico acontecimento do vil assassinato do menino RAIAM – VAMOS NOS UNIR E ORGANIZAR UM MOVIMENTO GLOBALIZANTE, ONDE TODOS OS CIDADÃOS DE ALTO PARAÍSO DEVERÃO COMPARECER, COM FAIXAS, CARTAZES, FOTOS DOS MORTOS E DESAPARECIDOS, PARA DAR O NOSSO GRITO DE BASTA À ESSAS ATROCIDADES E IMPUNIDADES EM NOSSO MUNICÍPIO!




VAMOS CONVOCAR A IMPRENSA FALADA E ESCRITA – REDE GLOBO, TV RECORD, TV BANDEIRANTES NA PESSOA DE JOSÉ LUIZ DATENA, JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO PELO MENOS DO ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL, NUMA MESMA HORA E LOCAL, DE FORMA QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES DO ESTADO DE GOIÁS – GOVERNADOR ALCIDES E SEU SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ERNESTO ROLLER NOS ESCUTEM E NOS ATENDAM!!!! POIS ESTA É A ÚNICA LINGUAGEM QUE ELES ENTENDEM, ATÉ MESMO PORQUE O ANO ELEITORAL SE APROXIMA!!!!





NÃO VAMOS PERMITIR QUE MAIS UMA VIDA SE EXTINGUA ATROZMENTE, ATRAVÉS DE CRIMES BÁRBAROS COMO ESTE RECENTEMENTE AQUI OCORRIDO!!!! QUE A MORTE DE RAIAM SIRVA PELO MENOS PARA QUE ERGAMOS NOSSA BANDEIRA DE JUSTIÇA E DE PAZ, NESTA CIDADE CONSTITUÍDA DE PESSOAS DE BEM E DE AMOR!!!





Lembrem-se do ditado que diz que “uma andorinha só, não faz nada” – mas duvido que uma “população inteira” não consiga seus direitos!!!





Dia 17/06/2009 - às 13hs, foi o enterro de RAIAM!!!! Foi dado LUTO MUNICIPAL, TODAS AS ESCOLAS SEM AULA NESTES DOIS DIAS!





Mas, apenas a presença maciça do Povo em seu velório e enterro não basta! Pensem, cada um dos leitores que ora vêem essa matéria, que poderia ser um filho seu, um irmão, uma pessoa querida de sua própria família, no lugar de RAIAM! Assim como poderá vir a ser, caso nada se faça de consistente em termos da Segurança de nossa Cidade!





Obs 1: Tenho comigo os telefones e endereço do BRASIL URGENTE – Rede Bandeirantes – José Luiz Datena. Podemos conseguir os demais endereços dos veículos de comunicação em massa.

Obs 2: Peço desculpas se algum nome próprio não estiver escrito corretamente.





NÃO VAMOS DEIXAR MAIS ESSE CRIME IMPUNE!


QUE RAIAM SEJA A NOSSA BANDEIRA DE PAZ!





NOSSAS ETERNAS CONDOLÊNCIAS AO CASAL NICE E JOSÉ, SEU FILHO BRUNO E DEMAIS FAMILIARES DO PEQUENINO RAIAM – O QUAL, COM CERTEZA, ESTÁ JUNTO A DEUS, NESTE MOMENTO EM QUE TODA UMA CIDADE CHORA A SUA PARTIDA...





Alto Paraíso de Goiás, 19 de Junho de 2009


Paz em todos os quadrantes!


Hipátia