domingo, 21 de junho de 2015

NOTA DE FALECIMENTO!



    Pois é, já diz o ditado “A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE”! Mas...





Venho por meio do presente comunicado, avisar com grande pesar, ao povo de Alto Paraíso de Goiás a triste notícia do FALECIMENTO do HOSPITAL GUMERCINDO BARBOSA, drasticamente sacrificado, sem dó nem piedade, por uma gestão que denota não se preocupar com as consequências futuras quanto ao atendimento à saúde da população (especialmente aos mais carentes em termos financeiros), concentrando-se muito mais do que nela, no abatimento de dívidas existentes e imputadas indevidamente ao falecido acima descrito.


Numa tentativa de substituí-lo, puseram em seu lugar uma tal de “Unidade Mista”, sendo que  pelo menos a atual gestão teve a “gentileza” de conservar o nome “GUMERCINDO BARBOSA”, nome este dado ao nosso sacrificado hospital, enquanto vivo, através de Lei Municipal aprovada pela nobre Câmara Legislativa de Alto Paraíso!


Vejam abaixo o print tirado do CNES no dia de ontem - 20/06/2015 - e que atesta por lógica dedução – o FALECIMENTO DO HOSPITAL GUMERCINDO BARBOSA e o nascimento da tal UNIDADE MISTA GUMERCINDO BARBOSA, em substituição ao anterior.




(dê um clic para melhor visualização)


Senti uma imensa tristeza por mais esta perda em nossa cidade! Agora, para “nascer” outro hospital (à não ser que seja privado), vamos ter de esperar por cerca de 30 anos... O que será para a “geração criança atual” à usufruir, e uma parcela dos adultos que se encontram até e por volta de 40 anos de idade cronológica na presente data!


E por que acima me expressei como “indevidamente”, as dívidas imputadas ao “falecido”?? Porque o nosso hospital não se auto-gestava, mas sempre foi gerido pelos secretários municipais que por ele passaram... Entretanto, existiram SECRETÁRIOS e secretários, e eu me incluo naqueles com “letra maiúscula” – para bom entendedor meia palavra basta, não é? É só rever a “História do Nosso Hospital” neste blog, o que dispensa maiores comentários!


Sendo assim, a dívida existente é (ou deveria ser) imputada àqueles “secretários” (de letras minúsculas) que não souberam conduzir devidamente o equilíbrio entre “recebimento e custos”; porém JAMAIS sacrificar nosso hospital para esse pagamento de dívidas! E pior! Sacrificar nosso povo, o qual não mais terá por décadas, atendimentos de média complexidade aqui em nosso município, mas sim tão somente os de  baixa complexidade, a qual condiz aos serviços ambulatoriais dos PSF, com suas devidas importâncias.


Aliás, importância esta pelo que não podemos permitir que percamos nenhuma de nossas unidades já existentes, com fins de preencher a lacuna de uma “unidade mista” que deveria vir em seu corpo, com 01 Centro de Saúde (PSF) + 01 unidade emergencial... Vejam abaixo as unidades que já temos (dados extraídos ontem do CNES), desde antes do falecimento do nosso hospital:




(dê um clic para melhor visualização)


Como o prezado leitor pode constatar, nós já tínhamos essas 04 unidades em nosso município, sendo que, mediante sua zona de atendimento:

(a) a Unidade de Saúde da Família I - refere-se àquela que funcionava no prédio próximo da Pç do Bambu, e que a gestão atual levou para o prédio do ex-hospital (intencionalmente???), alegando a reforma do anterior (e que não está acontecendo!!!).

(b) a Unidade de Saúde da Família II – refere-se àquela que funciona no Novo Horizonte.

(c) a Unidade de Saúde da Família III – refere-se àquela que deveria funcionar na Cidade Alta, mas que por falta de um prédio, também vem funcionando dentro do “pai-de-todos” – ou seja, dentro do nosso ex-hospital! Sendo que exatamente hoje, recebi uma informação de que seu prédio está sendo construído na região mencionada, e à todo vapor! Se essa informação for fidedigna, que coisa boa, não é?!

(d) e a Unidade Básica de Saúde do Povoado do São Jorge que, como o próprio nome diz, localiza-se no Povoado de São Jorge.





Entretanto, fiquem atentos para isso: A UNIDADE MISTA DE SAÚDE, QUE ESTÁ SUBSTITUINDO O NOSSO HOSPITAL MUNICIPAL GUMERCINDO BARBOSA, DEVE OFERECER À POPULAÇÃO MAIS UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO BÁSICO À SAÚDE, ADICIONADA DE UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL!!!!!!!!  É INADMISSÍVEL QUE JÁ PERDEMOS A CONDIÇÃO DE TERMOS ATENDIMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE, E AINDA TENHAMOS DE PERDER UMA DE NOSSAS UNIDADES AMBULATORIAIS, COM FINS DE “TAPAR BURACO” DE UMA UNIDADE MISTA “FANTASMA”, MAS QUE COM CERTEZA TERÁ O SEU REPASSE FINANCEIRO, O QUE IRÁ CARACTERIZAR, SE ISSO VIER A ACONTECER, UMA DUPLICAÇÃO INDEVIDA!


Portanto, o ALERTA está dado! Vamos exigir da atual gestão que nossas 04 unidades de saúde já existentes, funcionem em outros prédios devidamente apropriados, atendendo a nossa população zoneada,  deixando o local do “pai-de-todos” somente para a Unidade Mista!!!! Afinal, já descemos alguns degraus com essa troca absurda de Hospital para Unidade Mista... Vamos permitir que desçamos a escadaria toda, num só empurrão????


E por falar em “descer a escadaria toda”, é voz corrente na cidade (pelo menos até a data de ontem – 20/06/2015) que por vários dias consecutivos, nos nossos postos de saúde (incluindo a Unidade Mista), tem faltado não só a comida aos pacientes e funcionários, mas até material de limpeza e... pasmem!!!... papel higiênico, minha gente!!!!






Se hoje essa situação absurda continua, não sei dizer... Entretanto, realmente, esse tipo de atitude em conduzir um Sistema de Saúde parece fugir dos mais básicos princípios da ética e até da própria prevenção às doenças... Falta de ética não só para com nossa população, mas também para com os nossos funcionários – VERDADEIROS HERÓIS DA LUTA PELA VIDA – que já ganham um salário que muito deixa a desejar, e ainda são obrigados a comer de marmita, trazendo-as de suas casas... Chega a ser humilhante terem de fazer “vaquinha” para comprar pó de café e açúcar, o que muitas vezes os mantêm acordados frente a plantões intermináveis e horas dobradas de trabalho, mediante situações imprevistas! E “prevenção à doenças”, pois nunca ouvi falar de um local onde se atende doentes e que deixem faltar material de limpeza, incluindo desinfetantes... Isso tudo chega a ser hilário, de tão desastroso que é!



Será esta a forma ideal para se “pagar dívidas”??? Mil vezes a moratória!!!!



Que haja comprometimento e responsabilidade em honrar a dívida existente, seja ela qual for e advinda do que, já que dívida é dívida -  concordo e assino embaixo!... Que se busquem formas alternativas para isso - mais que válido!...  Mas,  jamais em detrimento à saúde da população, bem como à dignidade de nossos funcionários, os quais denotam estarem sendo humilhados com um tratamento ditatorial e ameaçador, já que com medo de serem mandados embora, ou ainda retaliados pela gestão atual, parece que estão “comendo o pão que o diabo amassou”!!!





Outrossim, que dívida é essa, cuja relação e detalhamento somente foi permitido o conhecimento aos “conselheiros de saúde”, os quais a guardam à “sete chaves”, demonstrando medo de divulga-la publicamente?  Desde quando um “Conselho” pode esconder informações da população???? Cadê a funcionalidade da paridade desse Conselho de Saúde atual de nosso município??? Aí tem, minha gente!!!! Aí tem!!!!  Será que vícios e equívocos da democracia representativa, estão interferindo politicamente no nosso atual Conselho de Saúde, prejudicando a sua efetividade e comprometendo a sua autonomia?






ACORDA, ALTO PARAÍSO!!!!



SERÁ ISSO MESMO????


____________________


 Portal da Transparência:Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas”.


__________________________________


Até a próxima postagem...

PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!

Hipátia III