terça-feira, 26 de maio de 2015

HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 5ª PARTE/A



         HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO
 - 5ª PARTE/A:



SAMU E SUAS HISTÓRIAS - SALVANDO VIDAS...



SAMU – SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE 
URGÊNCIA - 192



DESCRIÇÕES E REFLEXÕES:




SEM DÚVIDA NENHUMA, UMA DAS MAIORES AQUISIÇÕES DA NOSSA CIDADE E REGIÃO, FOI O SAMU – SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA! SAMU 192, EM 03 DE MAIO DE 2012.



COM APENAS 01 CLIC, VOCÊ TERÁ UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO


SUA IMPORTÂNCIA ESTÁ EM SALVAR VIDAS, DANDO ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR, PODENDO SER REQUISITADO EM CASOS DE ACIDENTES GRAVES DE VEÍCULOS EM ESTRADAS, COM VÍTIMAS/TRAUMAS (SITUAÇÃO ESTA MUITO COMUM EM NOSSA REGIÃO), OU AINDA EM CRISES DE ASMA, DORES CARDÍACAS, CASOS DE ENVENENAMENTO, OU DE QUEIMADURAS GRAVES, CASOS DE MAUS TRATOS, OU DE TRABALHO DE PARTO, NAS CRISES HIPERTENSIVAS,  EM AFOGAMENTOS NAS CACHOEIRAS, CASOS DE CHOQUE ELÉTRICO, TENTATIVAS DE SUICÍDIO, CEFALÉIAS, URGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS, NAS TRANSFERÊNCIAS INTER-HOSPITALARES EM DOENTES COM RISCO DE MORTE, ETC.






NOSSOS PROFISSIONAIS DO SAMU DE ALTO PARAÍSO, EM NÚMERO DE 7 (SETE), FORAM ALTAMENTE CAPACITADOS NOS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, DURANTE 01 ANO E MEIO, TENDO DE SE DESLOCAREM PARA A CIDADE DE FORMOSA, TREINADOS POR PROFISSIONAIS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ!






LEMBRANDO QUE TANTO OS CONDUTORES, COMO O PESSOAL DA ENFREMAGEM DO SAMU, SÃO PESSOAS CONSIDERADAS ACIMA DA MÉDIA EM SUA PROFISSÕES, SENDO ESTA UMA EXIGÊNCIA PARA QUE SEJAM SELECIONADOS PELO SISTEMA! E GRAÇAS A ESSAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIADAS, É QUE O SAMU CONSEGUE UM REBAIXAMENTO SIGNIFICATIVO DE ÓBITOS E DE SEQUELAS (GERALMENTE DECORRENTES DA FALTA DE SOCORRO IMEDIATO, OU ATÉ DE SOCORRO FEITO DE FORMA ERRADA!).






SENDO ASSIM, EXTINGUIR O SERVIÇO DO SAMU EM NOSSO MUNICÍPIO (CONFORME RUMORES ATÉ O MOMENTO NÃO DESCARTADOS, MESMO TENDO SIDO PASSADA A UNIDADE PARA AS DEPENDÊNCIAS DO “EX-HOSPITAL”), SERÁ, SEM DÚVIDA ALGUMA, OUTRO CONTRACENSO POR PARTE DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS, EM ESPECIAL, DO SR. SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE!






A AFIRMATIVA DESTE SECRETÁRIO AO DIZER QUE “AS CIDADES VIZINHAS NÃO QUISERAM FAZER PACTUAÇÃO, MAS USUFRUEM DOS SERVIÇOS DO SAMU”, DANDO A ENTENDER DE QUE OS CUSTOS FICAM TODOS PARA ALTO PARAÍSO, NÃO DEIXA DE SER VERDADEIRA; ENTRETANTO, NO MEU ENTENDER, CONTINUA UM ENORME CONTRACENSO, SER TOMADA UMA INICIATIVA DRÁSTICA DE EXTINÇÃO DESTE SERVIÇO EM NOSSA CIDADE! REALMENTE, MAIS UMA ATITUDE  INADMISSÍVEL, ISTO SE VIER A ACONTECER!






HÁ POUCOS DIAS ATRÁS, INCLUSIVE, QUANDO EU E MINHA FILHA PASSÁVAMOS PRÓXIMO À PREFEITURA, VIMOS UM JOVEM ESTICADO NO MATO, E UMA SENHORA TENTANDO REANIMÁ-LO. IMEDIATAMENTE PAREI O CARRO E FOMOS PARA JUNTO DOS DOIS. ERA A MÃE DO MESMO ALI ESTIRADO, EM SURTO MENTAL. NISSO, APROXIMOU-SE UM SECRETÁRIO MUNICIPAL QUE PRONTAMENTE,  APÓS A PERMISSÃO DA GENITORA, ACIONOU O SAMU, E EM QUESTÃO DE MENOS DE 10 MINUTOS, A UNIDADE JÁ ESTAVA LÁ, COM 02 SOCORRISTAS SUPER ATENCIOSOS!






MAS, NADA É AO ACASO, POIS TIVE OPORTUNIDADE DE TROCAR UMAS PALAVRAS COM O REFERIDO SECRETÁRIO, QUANDO O MESMO ME DISSE QUE ELE FALAVA POR CONHECIMENTO DE CAUSA,  QUE AS CIDADES ADJACENTES NÃO QUISERAM FAZER A PACTUAÇÃO, COM FINS DE DIVIDIR OS CUSTOS, QUANDO DO ATENDIMENTO DA UNIDADE SAMU À TAIS CIDADES.






E EU EXPLIQUEI AO MESMO QUE TUDO ERA QUESTÃO DE SABER DIALOGAR, E DE PROCURAR OS ÓRGÃOS COMPETENTES... O SAMU, SENDO UM PROGRAMA OFERECIDO PELO GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS, TEM A FINALIDADE DE PROVER O ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR À POPULAÇÃO. ALTO PARAÍSO TORNOU-SE A REFERÊNCIA DESTA REGIÃO, QUE ENGLOBA CAVALCANTE, TERESINA E SÃO JOÃO DA ALIANÇA. MAS, É EVIDENTE QUE ISSO NÃO IMPLICA QUE OS CUSTOS FIQUEM TODOS PARA ALTO PARAÍSO, ATÉ PORQUE ISSO SERIA DEVERAS INJUSTO!






ENTRETANTO, EXISTE A CIB – COMISSÃO INTERGESTORA BIPARTITE (JÁ MENCIONADA ANTERIORMENTE NA HISTÓRIA DO NOSSO HOSPITAL), QUE É UM FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO ENTRE O ESTADO E OS MUNICÍPIOS, NA IMPLANTAÇÃO E AJUSTES DE PROGRAMAS DE SAÚDE. SOLICITAR JUNTO À CIB A PRESENÇA DOS GESTORES DESSAS CIDADES, SERIA O PRIMEIRO PASSO, COM FINS DE SE CONSEGUIR A PACTUAÇÃO, JÁ QUE O DIÁLOGO SOMENTE ENTRE MUNICÍPIOS PARECE NÃO TER DADO BONS RESULTADOS.






E SE MESMO ASSIM NÃO HOUVEREM ACORDOS, AINDA EXISTE OUTRO PASSO QUE É LEVAR A SITUAÇÃO À CIT – COMISSÃO INTERGESTORA TRIPARTITE – QUE É UMA INSTÂNCIA DE ARTICULAÇÃO E PACTUAÇÃO NA ESFERA FEDERAL, INTEGRADA POR GESTORES DO SUS DAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO - UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS. SENDO QUE AQUI NESTA ESFERA, EU DUVIDO QUE A SITUAÇÃO DA PACTUAÇÃO NÃO FOSSE DEFINITIVAMENTE RESOLVIDA EM UMA DAS TRES FORMAS QUE SE SEGUEM:

(1) OU OS MUNICÍPIOS ADJACENTES FECHAM A PACTUAÇÃO COM ALTO PARAÍSO, DENTRO DE ACORDOS NECESSÁRIOS E DE INTERESSE À TODOS OS COMPROMETIDOS;

(2) OU SOMENTE UMA PARTE DESSES MUNICÍPIOS FAZEM A PACTUAÇÃO, E QUEM NÃO FIZER FICA SEM O ATENDIMENTO DO SAMU;

(3) OU NENHUM MUNICÍPIO ACEITA A PACTUAÇÃO, E A UNIDADE SAMU PASSA SOMENTE A ATENDER A REGIÃO DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS! PRONTO! SIMPLES ASSIM!

QUALQUER UMA DAS TRES FORMAS, IRÁ REDUZIR OS CUSTOS DO SAMU EM ALTO PARAÍSO! ATÉ PORQUE O VALOR COMPLEMENTAR NECESSÁRIO NÃO É TÃO GRANDE ASSIM (ESTIMO QUE POR VOLTA DE UNS SEIS MIL REAIS), JÁ QUE O PROGRAMA ALÉM DE TER VERBA PRÓPRIA, TAMBÉM A PREFEITURA TEM DE DAR A SUA CONTRAPARTIDA!







AÍ ESTÁ! DÁ TRABALHO SER GESTOR? CLARO QUE DÁ! MAS QUEM CORRE ATRÁS, SABENDO ARTICULAR, CONSEGUE!!!






COMO DISSE ACIMA, A SEDE DO SAMU EM ALTO PARAÍSO DEIXOU DE SER NUMA CASA APROPRIADA ALI PRÓXIMO DO SM CANAÃ, PARA ESTAR ATUALMENTE NO PRÉDIO DO EX-HOSPITAL, E PELO QUE PUDE PERCEBER, PARECE ESTAR NO LOCAL CORRESPONDENTE (OU PRÓXIMO) AO CENTRO CIRURGICO. A MEDIDA COM FINS DE CONTENÇÃO DE DESPESAS, NÃO DEIXA DE TER SIDO VÁLIDA... ENTRETANTO, SABEMOS QUE AS EXIGÊNCIAS PARA A SEDE DO SAMU SÃO GRANDES, ONDE A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ACOMODAÇÃO PARA OS SOCORRISTAS DE PLANTÃO, É ALGO PRIMORDIAL! DAÍ, A MINHA PREOCUPAÇÃO QUANDO DA FISCALIZAÇÃO IN LOCO, DEVIDO A MUDANÇA DA UNIDADE PARA O REFERIDO LOCAL... CASO OS FISCAIS DO SAMU NÃO ACEITEM TAL MUDANÇA DA FORMA COMO FOI FEITA, SÓ ESPERO QUE O SECRETÁRIO DE SAÚDE NÃO DECIDA ENTREGAR O SAMU DE VEZ, COMO PARECE TER FEITO COM O NOSSO HOSPITAL! ESTÁ REGISTRADO!




 NÃO PODEMOS DEIXAR NOSSO SAMU MORRER!!!!!!



EM BREVE, POSTAREI DESDE CASOS INTERESSANTES, COMO TRISTES E/OU IMPORTANTES, DO SAMU DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS. AGUARDEM E VOCÊS VERÃO A IMPORTÂNCIA DO SAMU EM NOSSA REGIÃO!



ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM...

PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!

HIPÁTIA III



segunda-feira, 25 de maio de 2015

HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/C:



            HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/C:





DESCRIÇÕES, COMENTÁRIOS E REFLEXÕES - 22/05/2015 – entrevista na Rádio Comunitária FM de Alto Paraíso, com Secretário de Saúde


·         A ENTREVISTA FOI INICIADA COM A PROBLEMÁTICA DE UMA CRIANÇA DE DOIS MESES QUE, SEGUNDO CONSTOU, NÃO FOI ATENDIDA A CONTENTO NA “UNIDADE MISTA” PELO MÉDICO; PIORANDO SIGNIFICATIVAMENTE ATÉ O DIA SEGUINTE, E AO SER NOVAMENTE ATENDIDA DESTA VEZ PELA  EQUIPE DO PSF2 (POSTO DO NOVO HORIZONTE),  ESTA SOLICITOU ÀQUELA UNIDADE MISTA A TRANSFERÊNCIA IMEDIATA PARA UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA DE MAIOR COMPLEXIDADE, O QUE FOI REALIZADA PELO SAMU PARA BRASÍLIA, POR SER SITUAÇÃO DE EXTREMA GRAVIDADE (QUASE MORTE!).

·         SIGLAS: NK (NILTON K); PS (PEDRO SIGAUD); AA (ALEXANDRE ARAÚJO).

(...)

NK = Bem, ta aí a explicação, como o senhor disse, o senhor não responde pelo médico, mas nós não temos um pediatra aqui na área de saúde, né doutor?

AA = Infelizmente, não, porque o nosso sistema não permite a contratação de nenhum médico especialista; nós não temos verba, por enquanto.


·         NA VERDADE, A UNIDADE MISTA NÃO PERMITE A CONTRATAÇÃO DE ESPECIALIDADES, SITUAÇÃO ESTA QUE SÓ ERA PERMITIDA POR TERMOS UM HOSPITAL; E,  CONSEQUENTEMENTE, NO ATENDIMENTO DE MÉDIA COMPLEXIDADE, ENTRAVAM AS ESPECIALIDADES, PEQUENAS CIRURGIAS, ETC.


·         SENDO ASSIM, ATÉ PODEMOS TER CONTRATADO NO SISTEMA, UM ESPECIALISTA (EX: PEDIATRA). MAS, ESSE PROFISSIONAL IRÁ ATUAR COMO GENERALISTA (NOS PROGRAMAS DO PSF), TENDO O DIREITO DE SE NEGAR A ATENDER DENTRO DE SUA ESPECIALIDADE, SALVO SE FOR UM CASO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA (O QUE O NÃO ATENDIMENTO ENTRARIA COMO OMISSÃO DE SOCORRO).


·         AGORA, UM OUTRO FATO IMPORTANTE: OS MÉDICOS DE PSF SÃO DEVIDAMENTE TREINADOS PARA ESSE TIPO DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL, NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. GERALMENTE SÃO APENAS CLÍNICOS GERAIS, SEM QUALQUER ESPECIALIDADE. ENTRETANTO, SERÁ O MÉDICO CONTRATADO DO PSF (2 OU 3?) QUE IRÁ TAMBÉM ATENDER A UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO URGENCIA/EMERGENCIA) – JÁ PENSARAM NISSO???

(...) 

PS = Dr. Alexandre, a questão da mudança da designação do nome do Hospital para Posto de Atendimento, não implica em nenhuma alteração no trabalho que já vem sendo realizado pela unidade de saúde do Hospital Gumercindo?


AA = Bom dia, Pedro. Não. O que nós encontramos quando chegamos a assumir a secretaria de saúde, foi uma situação em que nós tínhamos dívidas muito grandes pra honrar, e que precisam ser honradas, e um sistema oneroso, com muito pouca resolutividade. Então, ao olhar a legislação, nós encontramos uma saída, que é a Unidade Mista de Saúde – que é uma Unidade Básica de Saúde, com atendimento de urgência e emergência, e mais os exames laboratoriais e Raio X. Diante desta condição, nós então resolvemos por bem mudar a denominação, porque isso tiraria toda uma série de custos que hoje incidem sobre a saúde de Alto Paraíso, sem a necessidade, sem a mínima necessidade;  porque nós não temos condição de sustentar um Hospital... O Hospital levava quase 60% do nosso orçamento mensal...


1.       AFIRMATIVAS PREOCUPANTES DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, NA RÁDIO FM:

A)     A MUDANÇA NO NOME DE HOSPITAL PARA UNIDADE MISTA NÃO IMPLICA EM ALTERAÇÃO NOS ATENDIMENTOS À SAÚDE? COMO ASSIM???

B)      IMPLICA SIM E MUITO! IMPLICA EM MENOS REPASSE (ESPECIALMENTE O REPASSE DO MAC – MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE – REPASSE ESTE QUE SE FAZ SOMENTE PARA UNIDADES HOSPITALARES E QUE NÓS RECEBÍAMOS AQUI! (NO CASO DE PEQUENAS CIRURGIAS QUE VINHAM SENDO FEITAS ATÉ HÁ POUCO TEMPO, NA GESTÃO DO SECRETÁRIO ANTERIOR À ESTE; OUTROS PROCEDIMENTOS TIPO LAVAGEM DE OUVIDO, SUTURAS E RECONSTRUÇÕES SIMPLES; PARTOS, MESMO QUE EXPULSIVOS, ETC.) / AIHs (REPASSES DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES) E QUE NÃO MAIS RECEBEREMOS!

C)      IMPLICA NAS INTERNAÇÕES POR MAIS DE 8 HORAS (PODENDO SER ESTICADAS ATÉ 12 HORAS NO MÁXIMO = E NÃO NO MÍNIMO COMO O SECRETÁRIO FALOU!), E DEPOIS DISSO, CASO HAJA NECESSIDADE DE CONTINUIDADE DE TRATAMENTO, IMPLICA QUE O PACIENTE TERÁ DE IR PARA OUTRA CIDADE COM ATENDIMENTOS DE REFERENCIA, PRINCIPALMENTE GOIÂNIA (AS DEMAIS TIPO FORMOSA EM CASOS DE PARTO, E PLANALTINA SOMENTE EM PERIGO DE MORTE). PORTANTO, DIZER (COMO O SECRETÁRIO DISSE AINDA NESSA ENTREVISTA) QUE TEM UMA PESSOA INTERNADA NA “UNIDADE MISTA” HÁ 4 DIAS, NÃO ESTÁ DENTRO DA LEGALIDADE PROPOSTA! MUITO GRAVE ISSO!

D)     IMPLICA , AINDA,  QUE DEIXAREMOS DE TER O NOSSO HOSPITAL E NADA, ABSOLUTAMENTE NADA IRÁ SUBSTITUÍ-LO (ISSO PORQUE JÁ EXISTEM AQUI IMPLANTADOS 03 PSF (POSTOS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA) + 01 UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO = O MESMO QUE PRONTO SOCORRO QUE ATENDE URGENCIA E EMERGENCIA DENTRO DO NOSSO HOSPITAL). PORTANTO, AO FECHAR NOSSO HOSPITAL E COLOCAR UM DOS NOSSOS PSF DENTRO DA ESTRUTURA FISICA, PERMITINDO A PERMANÊNCIA DA UPA, QUAL A NOVIDADE QUE ELE IMPLANTOU??? MAIS FÁCIL SERÁ PERGUNTAR:- O QUE ELE FECHOU E NÃO PÔS NADA NO LUGAR??? === RESPOSTA: DESCREDENCIOU O HOSPITAL E MANTEVE OS DEMAIS SERVIÇOS JÁ EXISTENTES! SIMPLES ASSIM!



  • SERÁ QUE AS DÍVIDAS ENCONTRADAS JUSTIFICAM O FECHAMENTO (DESCREDENCIAMENTO) DE UM HOSPITAL?

  1. FECHA-SE UM HOSPITAL PARA HONRAR AS DÍVIDAS...

  1. E A HONRADEZ JUNTO AOS MUNÍCIPES, ESPECIALMENTE NO QUE CONDIZ AOS ATENDIMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE, ONDE FICA COM O FECHAMENTO DO HOSPITAL?


  • SE O HOSPITAL LEVA QUASE 60% DO ORÇAMENTO MENSAL, GOSTARÍAMOS QUE A POPULAÇÃO SOUBESSE, SENHOR SECRETÁRIO DE SAÚDE:

  1. QUANTO É O ORÇAMENTO MÉDIO MENSAL DO SISTEMA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO?

  1. ESSE ORÇAMENTO ADVÉM DE QUAIS PROGRAMAS; E QUAIS OS REPASSES DE CADA UM DELES (INCLUINDO O REPASSE DA PREFEITURA)?

  1. SERÁ QUE DARIA PARA O SECRETÁRIO DE SAÚDE ESPECIFICAR VALORES E TIPOS DE ATENDIMENTO, E OU OUTROS, E QUE SE INSEREM NESSES 60% DE CUSTOS, OS QUAIS  INCIDEM  SOBRE A SAÚDE DE ALTO PARAÍSO AO MANTERMOS NOSSO HOSPITAL ATIVO?

  1. E, POR ÚLTIMO, DESCREDENCIANDO O NOSSO HOSPITAL, QUAL A ECONOMIA FEITA PARA O SISTEMA DE SAÚDE?

(...) 

NK = Mas, agora, mudando pra essa Unidade de Saúde, o que diminui no custo?


  • POIS É, ESSA PERGUNTA DE NILTON K É EXATAMENTE A DE NÚMERO 4 QUE FIZ ACIMA! SENDO QUE NOSSO AMIGO NK FICOU SEM RESPOSTA NESSE QUESITO, DAÍ MINHA INSISTÊNCIA... RSSS... POIS O SECRETÁRIO SÓ ENROLOU, COMO PODEM CONSTATAR...

AA= Já foi mudado! Já foi mudado! Agora, a pessoa passa lá e vê a placa... ainda não tive dinheiro pra mudar a placa, pra vocês verem como é que é, devagar nós vamos melhorando...


  • O SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DO BLOG HIPATIA NET INFORMA:- HOJE, UMA INFORMANTE DO BLOG, AO PASSAR POR FRENTE DO PRÉDIO DO HOSPITAL (OU EX?), PERCEBEU QUE A PLACA CONSTANDO O NOME DE “HOSPITAL GUMERCINDO BARBOSA” FOI RETIRADA DALI. SINAL QUE JÁ ENTROU ALGUM DINHEIRO, NÉ?


AA = Por enquanto a Unidade Mista de Saúde, ela está ali onde era o Hospital – porque hoje, por exemplo, pra funcionar como Hospital é preciso ter alvará de funcionamento, coisa que não tem há muito tempo. O alvará de funcionamento pra um hospital é algo altamente complexo e caro. E não tem. O Centro Cirúrgico que tinha lá, não existe há muito tempo também. Aquele monte de profissional que tinha trabalhando não sei quando, era uma realidade de 15 anos atrás, hoje nós temos uma outra realidade, bem diferente de outrora, né?

·          SABEMOS DE FONTE LIMPA QUE AQUELE “MONTE DE PROFISSIONAIS” QUE O SECRETÁRIO SE REFERE E QUE DESCREVI NO MEU BLOG “HIPATIA NET”, SOMENTE OS QUE TRABALHARAM NA MINHA GESTÃO FORAM DE 15 ANOS ATRÁS, OU ATÉ DE MAIS ANOS... ENTRETANTO, COLOQUEI OUTRA RELAÇÃO DE MÉDICOS QUE ATUARAM NA GESTÃO DO PREFEITO UÍTER... PORTANTO, FAÇAM AS CONTAS E VEJAM QUE NÃO FAZEM 15 ANOS!!! SERÁ QUE O SECRETÁRIO DE SAÚDE ATUAL ESTÁ TÃO PERDIDO QUE NÃO SABE MAIS FAZER CONTAS??? E OUTRA: SE COLOQUEI ALGUMAS RELAÇÕES DE PROFISSIONAIS QUE ATUARAM NO NOSSO HOSPITAL, FOI UNICAMENTE PARA DERRUBAR O REFRÃO QUE CORRIA NA BOCA DOS DEFENSORES DA ATUAL GESTÃO DE SAÚDE, AO DIZEREM QUE “AQUI NUNCA HOUVE HOSPITAL”! REFRÃO ESSE, ALIÁS, DITO PELO PRÓPRIO SECRETÁRIO VÁRIAS VEZES!!! PORTANTO, REFRÃO DIZENDO UMA GRANDE INVERDADE!!!

  • E MAIS UMA COISA DE SUMA IMPORTÂNCIA:- NA GESTÃO DO SECRETÁRIO ANTERIOR A ESTE, FORAM REALIZADAS POR UM MÉDICO CIRURGIÃO, MUITAS CONDUTAS DE MÉDIA COMPLEXIDADE, INCLUINDO PEQUENAS CIRURGIAS!!!! ESSE MÉDICO FOI SUBSTITUÍDO PELO ATUAL GESTOR, POR UM OUTRO PROFISSIONAL (DO TRABALHO - E QUE NÃO FAZ ATESTADO MÉDICO ADMISSIONAL!!!)... QUE COISA, HEIM???   


AA= Hoje o Ministério da Saúde, ele auxilia e preconiza que nós tenhamos aqui no município a Assistência Básica à Saúde, de baixa complexidade, e que a gente trabalhe e lute por isso; ou seja, na prevenção, e que ajude a encaminhar as pessoas para a média e alta complexidade nas nossas referências, que é Formosa e Goiânia.


  • QUANTAS AFIRMAÇÕES FEITAS PELO SECRETÁRIO DE SAÚDE, E SEM OU QUASE NENHUMA CLAREZA! VAMOS, POIS, ÀS EXPLICAÇÕES NECESSÁRIAS:

  1. REALMENTE O MS PRECONIZA UNIDADES DE SAÚDE TIPO PSF (E QUE NÓS JÁ TÍNHAMOS 03 INSTALADOS AQUI! COM PREVENÇÃO E/OU ATENDIMENTOS DE BAIXA COMPLEXIDADE/ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS); E UPA - UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO TIPO PRONTO SOCORRO (QUE TAMBÉM TEMOS INSTALADA NO PRÉDIO DO NOSSO EX-HOSPITAL); E UNIDADE MÓVEL – SAMU (QUANDO SE CONSEGUE INSTALAR, O QUE NÃO É FÁCIL, E QUE TAMBÉM TEMOS!); E UNIDADE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA à TUDO ISSO PARA CIDADES COM MENOS DE 20 MIL HABITANTES.

  1. EM OUTRAS PALAVRAS, O MS, ATRAVÉS DE SUAS NORMATIVAS ATUAIS,  NÃO PRECONIZA UMA UNIDADE HOSPITALAR PARA UMA CIDADE COMO A NOSSA, JÁ QUE SABEMOS QUE A  NOSSA POPULAÇÃO ESTIMADA (IBGE) É POR VOLTA DE 7.300 HABITANTES APROXIMADAMENTE;  PORTANTO, REPITO,  MUITO AQUÉM DO PRECONIZADO PELAS NOVAS LEGISLAÇÕES.

  1. ENTRETANTO, O QUE DEIXOU-SE DE FALAR, E PARECE QUE PROPOSITALMENTE, QUEM SABE ATÉ A  NÍVEL DE DESINFORMAÇÃO AO POVO ALTOPARAISENSE, É QUE ESSAS NOVAS NORMATIVAS NÃO SÃO RETROATIVAS, OU SEJA, QUALQUER CIDADE COM MENOS DE 20 MIL HABITANTES, E QUE TENHA CREDENCIADO UM HOSPITAL EM DATAS ANTERIORES, TERÁ O DIREITO DE CONTINUAR COM SEU HOSPITAL ATUANDO DENTRO DA HIERARQUIA ANTERIORMENTE ACEITA PELO MS.

4.       E UMA OUTRA E IMPORTANTE INFORMAÇÃO, E QUE TAMBÉM FOI OMITIDA À NOSSA POPULAÇÃO É QUE: SE UMA CIDADE COM MENOS DE 20 MIL HABITANTES, E QUE TEM (OU TINHA) UM HOSPITAL; E RESOLVE FECHA-LO (DESCREDENCIÁ-LO), SEJA POR QUAL MOTIVO FOR, ESSA CIDADE NÃO TERÁ MAIS O DIREITO DE REAVER SEU HOSPITAL, OU DE CONSEGUIR UM OUTRO, ENQUANTO SUA POPULAÇÃO NÃO ULTRAPASSAR OS 20 MIL HABITANTES PRECONIZADOS PELA NOVA LEGISLAÇÃO!


5.       E SÓ A TÍTULO DE INFORMAÇÃO, ESTOU AQUI HÁ 22 ANOS; QUANDO AQUI CHEGUEI, A ESTIMATIVA DO IBGE ERA POR VOLTA DE 5 MIL HABITANTES. PORTANTO, EM 22 ANOS, SÓ AUMENTARAM CERCA DE 2300 HABITANTES... NUM CÁLCULO APROXIMADO E RELATIVO, A ESTATÍSTICA NOS MOSTRA QUE SÓ ALCANÇAREMOS 20 MIL HABITANTES DAQUI HÁ 30 ANOS APROXIMADAMENTE! O QUE IMPLICA QUE, NOS MOLDES DE HOJE DO SUS, SOMENTE APÓS 30 ANOS, PODEREMOS VOLTAR A TER UM HOSPITAL EM NOSSA CIDADE!!!!  E AÍ, GOSTARAM DA “IDÉIA LUMINOSA” DO ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE EM DESCREDENCIAR NOSSO HOSPITAL???


6.       E SÓ PARA COMPLETAR UMA OUTRA SITUAÇÃO QUE NO MOMENTO ME VEIO À MENTE: GENTE! NOSSA CIDADE É CONHECIDA INTERNACIONALMENTE! RECEBEMOS AQUI TURISTAS DO MUNDO TODO! MUITOS ACABAM SE RADICALIZANDO AQUI... SERÁ QUE AGORA, SEM SEQUER TERMOS MAIS UM “HOSPITAL”, CONTINUAREMOS A SER VISITADOS COM A MESMA FREQUENCIA? E TEREMOS NOVOS MORADORES DA FORMA COMO FOI ATÉ ENTÃO? MAIS UM DADO PARA REFLETIRMOS!


BEM, DEPOIS DISSO FOI UM MONTE DE BLÁ, BLÁ, BLÁ QUE JÁ FORAM EXPLICADOS ACIMA E EM OUTRAS POSTAGENS... MAS, TEMOS AINDA DE REGISTRAR AS SEGUINTES FALAS ABAIXO:


(...) 

·         NK = Mesmo sendo só um posto de saúde, é necessário um administrador...


·         AA = Não só um posto... Nós tempos uma equipe de vigilância sanitária, nós temos uma equipe epidemiológica, nós temos 3 postos de saúde e nós temos a unidade de urgência e emergência...


  AÍ, VOLTO A PERGUNTAR:

A)     SE NÓS TEMOS UMA EQUIPE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA à QUE JÁ TINHAMOS;

B)      SE NÓS TEMOS UMA EQUIPE EPIDEMIOLÓGICA à QUE TAMBÉM JÁ TÍNHAMOS;


C)      SE NÓS TEMOS 3 POSTOS DE SAÚDE à QUE IGUALMENTE JÁ TINHAMOS;

D)     E POR ÚLTIMO, SE NÓS TEMOS A UNIDADE DE URGENCIA E EMERGENCIA à QUE COMO TODOS SABEM, TAMBÉM JÁ TINHAMOS;


   CADÊ A UNIDADE MISTA DE SAÚDE QUE O SECRETÁRIO DE SAÚDE IMPLANTOU NO LUGAR DO NOSSO HOSPITAL??????????


OU SEJA, ALÉM DOS SERVIÇOS ACIMA QUE TINHAMOS E CONTINUAMOS TENDO, O DESCREDENCIAMENTO DO NOSSO HOSPITAL TERIA DE TRAZER UMA UNIDADE MISTA DE SAÚDE, COM MAIS UM CENTRO DE SAÚDE PELO MENOS, PARA FUNCIONAR NO PRÉDIO DO EX-HOSPITAL... PERCEBEM O ENGODO?????? OU SEJA, ELE SIMPLESMENTE FECHOU O HOSPITAL E NÃO TROUXE NADA DE NOVO PARA ALTO PARAÍSO!!!! PELO CONTRÁRIO, PERDEMOS UMA UNIDADE HOSPITALAR QUE ATENDIA BAIXA E MÉDIA COMPLEXIDADE!!!!!! E AGORA, SÓ SEREMOS ATENDIDOS EM MÉDIA COMPLEXIDADE EM CIDADES DE GOIANIA E FORMOSA (PARA ALGUNS POUCOS CASOS!).


·         PS = E recursos para todas essas ações, o senhor poderia...


·         AA = Mas é isso que eu estou tentando colocar, dimensionar... Infelizmente, outrora era mal dimensionado... (...)  Então, nosso desespero, nossa luta toda é pra não deixar faltar ao nosso paciente o básico... Por que hoje nós temos uma população em Alto Paraíso, que segundo o IBGE 22% são pobres... E 5% estão abaixo da linha da miséria... Eu estou trabalhando pra essa população hoje, focado mais nela, todos os nossos esforços estão focados a essa população que infelizmente não tem a quem pedir...



UMA DECADÊNCIA SIGNIFICATIVA, REALMENTE! VOLTAMOS A FUNCIONAR COM O QUE TÍNHAMOS DE SISTEMA DE SAÚDE EM 1993/94... SENDO QUE DE 1994 EM DIANTE, APÓS FUNDARMOS O NOSSO HOSPITAL (JULHO/94) E DURANTE MUITOS E MUITOS ANOS, TODA A POPULAÇÃO DE ALTO PARAÍSO, INDISCRIMINADAMENTE, ERA TRATADA POR IGUAL, FOSSE RICO, FOSSE POBRE OU REMEDIADO... LEMBRO-ME DE UM DIA EM QUE UMA SENHORA DA ELITE DA NOSSA SOCIEDADE, AO SER ATENDIDA EM NOSSO HOSPITAL, FAZENDO USO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS, E LEVANDO OUTROS EM COMPRIMIDO PARA USO NO LAR, PERGUNTOU-NOS: “QUANTO DEVO?” – E A RESPOSTA FOI: “ABSOLUTAMENTE NADA! AQUI O ATENDIMENTO É PELO SUS, PORTANTO IGUAL A TODOS!”


 DIZER QUE A SAÚDE ESTÁ PRECÁRIA EM TODO O BRASIL, ISSO NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM! MAS, PENSO QUE OS GESTORES TÊM DE BUSCAR AÇÕES CONSTRUTIVAS, E JAMAIS DESTRUTIVAS! QUE VENHAM SOMAR, E JAMAIS DIMINUIR! TUDO BEM QUE HAJAM CONTENÇÕES DE DESPESAS, MAS PARA TUDO EXISTEM SAÍDAS QUE DEVEM SER ESTUDADAS, INCLUSIVE JUNTO À POPULAÇÃO... 

 MAS, DAÍ, FECHAR UM HOSPITAL, É ALGO INJUSTIFICÁVEL, DEPLORÁVEL, ABSURDO, PRINCIPALMENTE SE LEVARMOS EM CONTA QUE SÓ TÍNHAMOS ESSE, E QUE NÃO TEREMOS MAIS NENHUM DURANTE VÁRIAS DÉCADAS!!!!! 

 E SE LEVARMOS EM CONTA, AINDA, QUE MORAMOS NO INTERIOR DO NORDESTE GOIANO, NO MEIO DO “QUASE NADA”,  NO CHAMADO “CORREDOR DA MISÉRIA”; E NO ENTANTO, O TANTO QUE NOSSO POVO TERÁ DE PERCORRER PARA TER UM ATENDIMENTO DE MÉDIA COMPLEXIDADE, O QUAL JÁ ESTAVA EXISTINDO AQUI (SUCATEADO OU NÃO, NOS ÚLTIMOS TEMPOS), DESDE 1994!!!!


AINDA TENHO ESPERANÇA QUE NOSSO PREFEITO AINDA NÃO TENHA DADO O CONSENTIMENTO FINAL PARA QUE O “FAMIGERADO DEDO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE” APERTE O TAL BOTÃO, NO QUAL ESTARÁ DETONANDO NOSSO HOSPITAL, MANDANDO-O PARA O ESPAÇO... ISSO PORQUE, AO ENTRAR HOJE NO CNES/MS – AINDA NÃO DERAM BAIXA DO NOSSO HOSPITAL MUNICIPAL GUMERCINDO BARBOSA – SERÁ? E QUE SEJA TUDO PELO AMOR DE DEUS!


DÊ UM CLIC PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO.

PERCEBA A DATA DE HOJE - 25/05/2015 NO CANTO SUPERIOR DIREITO

PERCEBA QUE NA 2ª LINHA DA DESCRIÇÃO, AINDA CONSTA O NOME DE 
"HOSPITAL GERAL"!

VAMOS PEDIR AO PREFEITO ALAN BARBOSA QUE NÃO PERMITA FECHAR
(DESCREDENCIAR) NOSSO HOSPITAL!


CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...

PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!

HIPÁTIA III

quarta-feira, 20 de maio de 2015

HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/B



       HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/B:



GESTÃO SEMI-PLENA – NOB/96 (NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS INICIADAS EM 1993/1996)


DESCRIÇÕES E REFLEXÕES


PARA REFLEXÃO DA POPULAÇÃO DE ALTO PARAÍSO:



Como já foi mencionado anteriormente, nosso hospital foi credenciado como um HOSPITAL DE PEQUENO PORTE (até 50 leitos = exigência do MS) e de CURTA PERMANÊNCIA (onde os pacientes podiam ficar internados até por 30 dias quando necessário). Mas,  segundo consta, está deixando de ser um Hospital de Pequeno Porte (pois dos 40 leitos que tínhamos = agora já reduziram para 8 leitos somente!).  E deixando de ser de Curta Permanência (internação de até 30 dias!) para ser de CURTÉRRIMA PERMANÊNCIA (já que como Unidade Mista, nossos pacientes só poderão ficar no máximo 8 horas em observação!). Mudando sua  nomenclatura para Unidade Mista, portanto,  conforme resolveu o Secretário de Saúde atual, (e pelo que ouvi dizer, com o aval do Conselho de Saúde local, o que achei um absurdo!!!), OBSERVEM AS PERDAS ACIMA RELATADAS!

Repetindo:- AO INVÉS DE 40 LEITOS QUE TÍNHAMOS, PASSAMOS A TER SOMENTE 08 LEITOS (ISSO JÁ É UM FATO, INFELIZMENTE!)! 

E AO INVÉS DE TERMOS O DIREITO DE INTERNAR NOSSOS PACIENTES (QUANDO NECESSÁRIO) POR ATÉ 30 DIAS, SÓ TEREMOS NO MÁXIMO 8 HORAS EM LEITOS DE OBSERVAÇÃO! 

LEMBRANDO QUE O NÚMERO DE LEITOS ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE AO NÚMERO DE AIH (AIH = cheque em branco com valores variáveis, pago pelo SUS somente para INTERNAÇÕES HOSPITALARES!). 

PORTANTO, SEM HOSPITAL, SEM PAGAMENTOS DE AIH = OU SEJA = MENOS REPASSE FINANCEIRO PARA O NOSSO SISTEMA DE SAÚDE!!!!

Desta forma, o Sistema de Saúde local deixará de ter uma Assistência Hospitalar (Conjunto de ações, métodos e processos de ciências da saúde, empregado na promoção, proteção, recuperação e reabilitação de pessoas, em regime de internação, em estabelecimentos hospitalares, e prestado pela equipe de saúde); para ter uma Assistência Ambulatorial (prestada pelo pessoal de saúde a pacientes, sem regime de internação – feita pelo PSF; ou pelo “Pronto Socorro” (urgência/emergência em pronto-atendimento 24h, porém com leito de observação de no máximo 8h!).


Vamos analisar juntos essa situação?


O que querem trazer pra dentro do “prédio” do nosso hospital?


1.       Um dos nossos 3 PSF, pelo que se fala, vai funcionar no prédio do “ex-Hospital” para suprir os atendimentos ambulatoriais/atenção básica de saúde – que deveria vir com a instauração da tal Unidade Mista de Saúde e não virá! 

     Portanto, só aí estaremos perdendo um posto de saúde que será um dos PSF  e que vai se “fundir” (não legalmente, pois a verba virá em separado para as duas unidades, entendam bem!) com a Unidade Mista de Saúde no prédio do Hospital! 

   Agora eu pergunto: isso é legal??? Quem está sendo lesado? O Estado? A União? A população de Alto Paraíso? Reflitam sobre isso! Até porque já diz o ditado que “quem tudo quer, tudo perde”! Se bate uma fiscalização, podemos perder muito mais!

2.       Mais detalhes do exposto acima: 

    Temos 3 PSF instalados em Alto Paraíso, sendo em síntese:- 

    (a) PSF1 (pegando a área do Paraisinho pra baixo, até o Centro Velho e zona rural do Moinho e adjacências); 

    (b) PSF2 (pegando a área da Invasão até o Novo Horizonte todo, mais zona rural da Fraternidade e adjacências); 

      (c) PSF3 (pegando a área do Setor Planalto, Cidade Alta, mais São Jorge e adjacências).

*   E o que irá acontecer? Um dos PSF (provavelmente o PSF1 – que deveria funcionar sua central de atendimento no prédio do postinho da Pç do Bambu) irá definitivamente para dentro do “prédio do ex-Hospital” (assim chamado  desde que seja mudado para Unidade Mista). 

*  O médico e enfermagem que deveriam atender exclusivamente essa Unidade de PSF (ou seja, os profissionais de saúde do PSF), irão dividir seu tempo com os atendimentos da Unidade Mista, no que concerne à urgência/emergência. 

*  Ou seja, se chega alguém “passando mal” na “Unidade Mista” (Pronto Socorro), a equipe do PSF se desloca para esse atendimento, deixando o PSF sem atendimento naquele espaço de tempo, com não só os pacientes agendados, como a demanda espontânea, repito, SEM ATENDIMENTO!  

*   Com isso, evidente, teremos um acúmulo nos agendamentos do PSF, O QUE IMPLICA NUM TEMPO DE ESPERA MAIOR PARA OS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS DO PSF! PORTANTO, MAIS PERDA PARA A POPULAÇÃO!



3.       É realmente meio complicado tudo isso, não é? Mas, vou tentar mostrar com exemplos práticos, outras dificuldades que teremos com essa atitude do Secretário de Saúde em querer fechar nosso Hospital... 

      FECHAR, SIM! NÃO VENHAM COM ESSA DE QUE SERÁ SOMENTE MUDANÇA DE NOMENCLATURA, POIS ESSA HISTORINHA NÃO COLA!!!  PIOR É QUE SE COMENTA NA CIDADE QUE ELE JÁ FECHOU O HOSPITAL!!! AÍ, LASCOU-SE!!!!! NUNCA MAIS TEREMOS OUTRO NA CIDADE!!!!


a)      Mas, continuando mesmo assim, vamos supor que você – leitor - é uma pessoa de poucos recursos financeiros; e você não possui parentes fora daqui; sua Mãe, idosa, é submetida de uma pneumonia, quadro esse que pela idade da paciente, requer cuidados tais como internações mais prolongadas, em média no mínimo de 48 a 72 horas, com fins de aplicações endovenosas de antibióticos. (http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia-2/).

                      Mas, aqui, numa Unidade Mista de Saúde, só se poderá permitir que ela fique no leito                         de observação por 8 horas no máximo... E aí? Ela vai pra casa e fica sem as aplicações                         endovenosas necessárias, uma vez que a absorção por boca pode estar comprometida?

                       Ou ela será removida para um HOSPITAL??? (Já que o nosso terá deixado de ser!!!?). 

                     Sim, com certeza, terá de ser removida!!! Mas, para onde??? GOIANIA, meus queridos,                     à 500km daqui (ida e volta 1.000 km!!!), por ser a referência de Alto Paraíso (isto dito                          pelo secretário de saúde na rádio FM, com todas as letras! – Eu escutei muito bem, e                            outras pessoas também me confirmaram que escutaram!).

b) E como já foi dito aqui, anteriormente:- Brasília não aceita mais os nossos encaminhamentos de internação hospitalar; e não é porque aqui temos um Hospital, como disse o Secretário de Saúde ao contar a historinha pra boi dormir do paciente que foi devolvido blá, blá, blá... Brasília restringiu tais atendimentos por três motivos: 

     (1) superlotação; 

    (2) não existe pactuação de Alto Paraíso com DF, o que implica em gastos só pro DF em termos da internação; 

    (3) somos GO e não DF; e não fomos reconhecidos legalmente como entorno do DF, simples assim!

c)       Muito bem! Continuando com as implicações negativas, ainda usando esse exemplo prático:- 


c.1. A transferência dessa paciente idosa, irá implicar em diversos problemas familiares:

(1) estruturais financeiros = se tiver que ir um acompanhante, como normalmente é solicitado por ser uma pessoa idosa, esse acompanhante terá de arcar com despesas de hospedagem e alimentação, podendo esse dinheiro vir a fazer falta na manutenção do lar.

(2) estruturais familiares = além da idosa, mais uma pessoa da família será deslocada do lar, podendo acarretar situações problemáticas, especialmente se houverem menores envolvidos no lar.

(3) estruturais emocionais = a internação sendo feita no local de moradia, permite as visitas de familiares, o que para o idoso internado vem a ser de grande valia em termos de sua recuperação, pois não se sentirá “abandonado”.


c.2. Implicações para o nosso sistema de saúde:

(1) As despesas de remoção ida/volta para Goiânia, vão aumentar consideravelmente, seja com ambulâncias, seja com combustível, ou ainda carros alugados para o translado (por falta de veículos da saúde)! Alguém tem dúvida disso?

(2) Haverá necessidade imediata de aumento da frota da saúde, para efetuar essas remoções!

(3) Aumento das despesas com pagamentos de horas extras e alimentação, para funcionários (motoristas, pessoal de enfermagem, e às vezes até médico) que acompanharão a paciente na remoção.

(4) E, por fim, diminuição do Teto Municipal de Saúde, por perda do repasse do MAC (internações de Média e Alta Complexidade), repassado pelo Ministério da Saúde, e que não é pouco, mas que só é repassado quando se tem um Hospital credenciado!

Duvido que o repasse financeiro para uma Unidade Mista seja igual (já nem digo maior) que o repasse do MAC para o nosso Hospital (repasse do MAC, atualmente, por volta de R$30.000,00! Vide Portal da Transparência = http://www.portaltransparencia.gov.br/  / DATASUS = http://datasus.saude.gov.br/ ).


BEM, É ISSO AÍ, MINHA GENTE! TENHO CERTEZA DE QUE FIZ A MINHA PARTE MAIS UMA VEZ POR ALTO PARAÍSO, DESTA VEZ POSTANDO AQUI VERDADES QUE NÃO COSTUMAM SER DITAS! PELO CONTRÁRIO, VERDADES CAMUFLADAS POR PROVÁVEIS INTERESSES, QUE NÃO ESPECIFICAMENTE O MELHOR PARA A COLETIVIDADE, ISTO NO MEU MODO DE PENSAR E DE VER TAIS REALIDADES!

TOMARA, ENTRETANTO, E PEÇO REALMENTE A DEUS QUE EU ESTEJA ENGANADA, E QUE ESSAS MUDANÇAS MELHOREM O NIVEL DE ATENDIMENTO À SAÚDE DA POPULAÇÃO ALTOPARAISENSE! SE ISSO ACONTECER, SEREI HUMILDE O SUFICIENTE PARA RECONHECER AQUI MESMO, EM PÚBLICO, O MEU ENGANO.

GOSTARIA, AINDA, DE NOTIFICAR AQUI QUE, PELO O QUE FIQUEI SABENDO, O SAMU NÃO SERÁ MAIS DEVOLVIDO (PELO MENOS POR ENQUANTO!), SENDO QUE SEU MARCO ESTÁ AFIXADO NA CALÇADA ENTRE O PRÉDIO DO HOSPITAL MUNICIPAL E O OUTRO AO LADO, ONDE FUNCIONAVA O CEO! VAMOS AGUARDAR ONDE ELE SERÁ INSTALADO! MENOS MAL, NÃO É?!!!! SENDO QUE NA MINHA PRÓXIMA POSTAGEM, FALAREI SOBRE ESSA IMPORTANTE UNIDADE SAMU, PARA QUE SE CONHEÇA UM POUCO MAIS DE COMO ELA É CONSTITUÍDA E TODO SEU INTENSO VALOR PARA A POPULAÇÃO COMO UM TODO.




OBS: SÓ A TÍTULO INFORMATIVO, ATÉ AS 15:30 HS DO DIA DE HOJE = 20/05/2015 - TIVEMOS DESDE A NOSSA PRIMEIRA POSTAGEM SOBRE A HISTÓRIA DO NOSSO HOSPITAL, EXATAMENTE 670 (SEICENTOS E SETENTA) ACESSOS NO BLOG HIPATIA NET.   FICO FELIZ COM ISSO, POIS A "DESINFORMADA" AQUI, COMO ME CHAMARAM, ESTÁ INFORMANDO A POPULAÇÃO SOBRE "DESINFORMAÇÕES INTENCIONAIS" (ACOBERTAMENTOS? BILDERBERGs INSERIDOS EM NOSSO CONTEXTO? SERÁ?) REPASSADAS À POPULAÇÃO!


CONTINUA NA PROXIMA POSTAGEM...

PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!

HIPÁTIA III 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/A



    HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/A:



GESTÃO SEMI-PLENA – NOB/96 (NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS INICIADAS EM 1993/1996)


DESCRIÇÕES:


1. O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSO SISTEMA DE SAÚDE, AFINAL, EM PLENO SÉCULO XXI????


2. 
  

Alto Paraíso de Goiás, GO
(SÍNTESE DO ATUAL SISTEMA DE SAÚDE - UNIDADES INSTALADAS/INATIVAS/DEVOLVIDAS):


           3.  EM GESTÕES POSTERIORES, OUTRAS VERBAS FORAM CONSEGUIDAS PARA                    O TÉRMINO DA ESTRUTURA FÍSICA DO HOSPITAL, O QUAL PASSOU, ENTÃO,                    A SER CHAMADO DE “HOSPITAL MUNICIPAL GUMERCINDO BARBOSA”. 






4.  FORAM, PORTANTO, ENTREGUES AO USO, AS SEGUINTES ALAS: COZINHA, LAVANDERIA, CENTRO CIRÚRGICO (ESTAS ALAS FORAM TODAS EQUIPADAS PARA SEU PERFEITO FUNCIONAMENTO!). 

   BEM COMO TERMINADAS AS SALAS DE RAIOX (RECEBENDO UM NOVO APARELHO MAIS COMPLETO QUE O ANTERIOR), E A SALA DE GESSO (TAMBÉM IGUALMENTE EQUIPADA), AMBAS COM FUNCIONÁRIOS DEVIDAMENTE CAPACITADOS PARA A FUNÇÃO.

5.   CIRURGIAS DIVERSAS FORAM REALIZADAS NO NOSSO HOSPITAL, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE FORAM TERMINADAS E ENTREGUES AOS GESTORES MUNICIPAL E DE SAÚDE, AS REFERIDAS ALAS. 

     ALGUNS EXEMPLOS DE CIRURGIAS REALIZADAS NO HOSPITAL MUNICIPAL GUMERCINDO BARBOSA: PROSTACTOMIA/VASECTOMIA/LAQUEADURAS, BEM COMO OUTRAS PEQUENAS CIRURGIAS, TAIS COMO: ESCLEROSE DE VARIZES, REMOÇÕES DE SINAIS (COM ENCAMINHAMENTO PARA BIOPSIA), DENTRE OUTRAS. ISTO ALÉM DE INÚMEROS PARTOS, ETC. 

    LEMBRANDO QUE TAIS CONDUTAS ERAM AS PERMITIDAS PELO TIPO DE CREDENCIAMENTO DE NOSSO HOSPITAL, NO QUE COMPETE AOS ATENDIMENTOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE. 

    FECHANDO O NOSSO HOSPITAL, MUDANDO PARA UNIDADE MISTA, NADA DISSO MAIS PODERÁ SER FEITO AQUI, E SIM SOMENTE EM GOIÂNIA – NOSSA UNIDADE DE REFERÊNCIA!

4.    DA MESMA FORMA, O PRÉDIO DE MÚLTIPLO USO AO LADO DO HOSPITAL (QUE INICIALMENTE TERIA SIDO DESTINADO AO FUTURO MATERNO-INFANTIL CITADO ANTERIORMENTE, E QUE EU, JUNTAMENTE COM O PREFEITO DIVALDO, CONSEGUIMOS QUE O ESTADO DOASSE PARA A PREFEITURA), FOI TERMINADO, NO QUAL SERIA INSTALADO DEFINITIVAMENTE O NAPS. 

    MAS COMO JÁ MENCIONEI, AS CONDUTAS INACEITÁVEIS E IRRESPONSÁVEIS DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DA ÉPOCA, LEVOU À EXTINÇÃO DAQUELA UNIDADE QUE, DE TÃO IMPORTANTE, MERECE UMA POSTAGEM ESPECÍFICA, A QUAL SERÁ FEITA EM TEMPO OPORTUNO. 

     SENDO QUE POR ESSE PRÉDIO JÁ PASSARAM VÁRIAS ATIVIDADES, E UMA DELAS O “CEO – CENTRO ODONTOLÓGICO” – COM CONSULTÓRIOS NOVOS,  E QUE TAMBÉM FOI EXTINTO.

5.       VAMOS, PORTANTO, COLOCAR AQUI ALGUNS DADOS QUE SE ENCONTRAM, INCLUSIVE, NA WEB (INTERNET), PARA QUEM QUISER VER, E QUE COMPROVAM QUE O HOSPITAL EXISTIU (E EXISTE, MESMO QUE SUCATEADO, MAS PASSÍVEL DE SER RECUPERADO!), COM ESTRUTURA E PROFISSIONAIS, CONFORME MANDAM AS EXIGÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:


        
Hospital Municipal Gumercindo Barbosa


FONTE: http://www.doctoralia.com.br/centro-medico/hospital+municipal+
● ENDEREÇO:
Rua São José Operário, S/N (Paraisinho)
73770-000 Alto Paraíso de Goiás/GO

(NA ÉPOCA DO PREFEITO UÍTER):

Especialidades e Profissionais

Equipe Médica/ Clínica Médica
·         Anestesiologia = Antonio Carlos Dias Souza
·         Cirurgia Geral/laqueaduras = Wildes de Faria Pereira
·         Cirurgia de próstata  (prostactomia – vasectomia) = Dr. Mileto
·         Clínica Médica = Milton de Souza
·         Oftalmologista/ginecologista =  Victor Orlando da Rocha Macedo
·         Clínica Médica = Ruth Maria de Oliveira Pandoja
·         Cardiologista = Lamartine Pissinati de Santanna
·         Odontologia = Carlos Issamu Mizushima
·         Ortopedia e Traumatologia = Roberto Vilela Schiveck
·         Otorrinolaringologia = Marcos Antonio Monteiro Guimaraes


    OUTRO SITE COM DADOS DO NOSSO HOSPITAL:






OBS: 01 CLIC NA IMAGEM E TERÃO MELHOR VISUALIZAÇÃO.


INCRÍVEL, POIS,  COMO QUE UM “REFRÃO DE CONDICIONAMENTO” ESTÁ SENDO “CANTADO” POR COMPONENTES DA “EQUIPE” DO ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE, AFIRMANDO QUE “APENAS A NOMENCLATURA DO HOSPITAL SERÁ MUDADA PARA UNIDADE MISTA DE SAÚDE, ISSO PORQUE NUNCA EXISTIU HOSPITAL AQUI”!!!! AHHHH! ME POUPEM!!!! 

AGORA ESTÁ AÍ, PRA QUEM QUISER SABER DA VERDADE, ATÉ PORQUE “MENTIRA TEM PERNA CURTA”!!!! TEM UMA FRASE QUE GOSTO MUITO E QUE DIZ: “A VERDADE PODE AFUNDAR, MAS A MENTIRA UM DIA BÓIA!!!” – ÓBVIO! E QUANDO ELA BOIA, TODOS CONHECEM A VERDADE!!!!

E A VERDADE ESTÁ QUE ESTÃO DESTRUINDO, DIA A DIA, O NOSSO SISTEMA DE SAÚDE!!! AQUILO QUE “TANTAS MÃOS” FORAM PRECISAS PARA CONSTRUIR, SERÁ QUE SOMENTE “01 DEDINHO DO SECRETÁRIO” VAI DESTRUIR, AO APERTAR A TECLA (ONLINE) COM FINS DE MANDAR NOSSO HOSPITAL PARA O ESPAÇO?????  REVOLTANTE E INACEITÁVEL!!!!!!!


CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...
PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!
HIPÁTIA III