quarta-feira, 20 de maio de 2015

HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/B



       HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 4ª PARTE/B:



GESTÃO SEMI-PLENA – NOB/96 (NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS INICIADAS EM 1993/1996)


DESCRIÇÕES E REFLEXÕES


PARA REFLEXÃO DA POPULAÇÃO DE ALTO PARAÍSO:



Como já foi mencionado anteriormente, nosso hospital foi credenciado como um HOSPITAL DE PEQUENO PORTE (até 50 leitos = exigência do MS) e de CURTA PERMANÊNCIA (onde os pacientes podiam ficar internados até por 30 dias quando necessário). Mas,  segundo consta, está deixando de ser um Hospital de Pequeno Porte (pois dos 40 leitos que tínhamos = agora já reduziram para 8 leitos somente!).  E deixando de ser de Curta Permanência (internação de até 30 dias!) para ser de CURTÉRRIMA PERMANÊNCIA (já que como Unidade Mista, nossos pacientes só poderão ficar no máximo 8 horas em observação!). Mudando sua  nomenclatura para Unidade Mista, portanto,  conforme resolveu o Secretário de Saúde atual, (e pelo que ouvi dizer, com o aval do Conselho de Saúde local, o que achei um absurdo!!!), OBSERVEM AS PERDAS ACIMA RELATADAS!

Repetindo:- AO INVÉS DE 40 LEITOS QUE TÍNHAMOS, PASSAMOS A TER SOMENTE 08 LEITOS (ISSO JÁ É UM FATO, INFELIZMENTE!)! 

E AO INVÉS DE TERMOS O DIREITO DE INTERNAR NOSSOS PACIENTES (QUANDO NECESSÁRIO) POR ATÉ 30 DIAS, SÓ TEREMOS NO MÁXIMO 8 HORAS EM LEITOS DE OBSERVAÇÃO! 

LEMBRANDO QUE O NÚMERO DE LEITOS ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE AO NÚMERO DE AIH (AIH = cheque em branco com valores variáveis, pago pelo SUS somente para INTERNAÇÕES HOSPITALARES!). 

PORTANTO, SEM HOSPITAL, SEM PAGAMENTOS DE AIH = OU SEJA = MENOS REPASSE FINANCEIRO PARA O NOSSO SISTEMA DE SAÚDE!!!!

Desta forma, o Sistema de Saúde local deixará de ter uma Assistência Hospitalar (Conjunto de ações, métodos e processos de ciências da saúde, empregado na promoção, proteção, recuperação e reabilitação de pessoas, em regime de internação, em estabelecimentos hospitalares, e prestado pela equipe de saúde); para ter uma Assistência Ambulatorial (prestada pelo pessoal de saúde a pacientes, sem regime de internação – feita pelo PSF; ou pelo “Pronto Socorro” (urgência/emergência em pronto-atendimento 24h, porém com leito de observação de no máximo 8h!).


Vamos analisar juntos essa situação?


O que querem trazer pra dentro do “prédio” do nosso hospital?


1.       Um dos nossos 3 PSF, pelo que se fala, vai funcionar no prédio do “ex-Hospital” para suprir os atendimentos ambulatoriais/atenção básica de saúde – que deveria vir com a instauração da tal Unidade Mista de Saúde e não virá! 

     Portanto, só aí estaremos perdendo um posto de saúde que será um dos PSF  e que vai se “fundir” (não legalmente, pois a verba virá em separado para as duas unidades, entendam bem!) com a Unidade Mista de Saúde no prédio do Hospital! 

   Agora eu pergunto: isso é legal??? Quem está sendo lesado? O Estado? A União? A população de Alto Paraíso? Reflitam sobre isso! Até porque já diz o ditado que “quem tudo quer, tudo perde”! Se bate uma fiscalização, podemos perder muito mais!

2.       Mais detalhes do exposto acima: 

    Temos 3 PSF instalados em Alto Paraíso, sendo em síntese:- 

    (a) PSF1 (pegando a área do Paraisinho pra baixo, até o Centro Velho e zona rural do Moinho e adjacências); 

    (b) PSF2 (pegando a área da Invasão até o Novo Horizonte todo, mais zona rural da Fraternidade e adjacências); 

      (c) PSF3 (pegando a área do Setor Planalto, Cidade Alta, mais São Jorge e adjacências).

*   E o que irá acontecer? Um dos PSF (provavelmente o PSF1 – que deveria funcionar sua central de atendimento no prédio do postinho da Pç do Bambu) irá definitivamente para dentro do “prédio do ex-Hospital” (assim chamado  desde que seja mudado para Unidade Mista). 

*  O médico e enfermagem que deveriam atender exclusivamente essa Unidade de PSF (ou seja, os profissionais de saúde do PSF), irão dividir seu tempo com os atendimentos da Unidade Mista, no que concerne à urgência/emergência. 

*  Ou seja, se chega alguém “passando mal” na “Unidade Mista” (Pronto Socorro), a equipe do PSF se desloca para esse atendimento, deixando o PSF sem atendimento naquele espaço de tempo, com não só os pacientes agendados, como a demanda espontânea, repito, SEM ATENDIMENTO!  

*   Com isso, evidente, teremos um acúmulo nos agendamentos do PSF, O QUE IMPLICA NUM TEMPO DE ESPERA MAIOR PARA OS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS DO PSF! PORTANTO, MAIS PERDA PARA A POPULAÇÃO!



3.       É realmente meio complicado tudo isso, não é? Mas, vou tentar mostrar com exemplos práticos, outras dificuldades que teremos com essa atitude do Secretário de Saúde em querer fechar nosso Hospital... 

      FECHAR, SIM! NÃO VENHAM COM ESSA DE QUE SERÁ SOMENTE MUDANÇA DE NOMENCLATURA, POIS ESSA HISTORINHA NÃO COLA!!!  PIOR É QUE SE COMENTA NA CIDADE QUE ELE JÁ FECHOU O HOSPITAL!!! AÍ, LASCOU-SE!!!!! NUNCA MAIS TEREMOS OUTRO NA CIDADE!!!!


a)      Mas, continuando mesmo assim, vamos supor que você – leitor - é uma pessoa de poucos recursos financeiros; e você não possui parentes fora daqui; sua Mãe, idosa, é submetida de uma pneumonia, quadro esse que pela idade da paciente, requer cuidados tais como internações mais prolongadas, em média no mínimo de 48 a 72 horas, com fins de aplicações endovenosas de antibióticos. (http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia-2/).

                      Mas, aqui, numa Unidade Mista de Saúde, só se poderá permitir que ela fique no leito                         de observação por 8 horas no máximo... E aí? Ela vai pra casa e fica sem as aplicações                         endovenosas necessárias, uma vez que a absorção por boca pode estar comprometida?

                       Ou ela será removida para um HOSPITAL??? (Já que o nosso terá deixado de ser!!!?). 

                     Sim, com certeza, terá de ser removida!!! Mas, para onde??? GOIANIA, meus queridos,                     à 500km daqui (ida e volta 1.000 km!!!), por ser a referência de Alto Paraíso (isto dito                          pelo secretário de saúde na rádio FM, com todas as letras! – Eu escutei muito bem, e                            outras pessoas também me confirmaram que escutaram!).

b) E como já foi dito aqui, anteriormente:- Brasília não aceita mais os nossos encaminhamentos de internação hospitalar; e não é porque aqui temos um Hospital, como disse o Secretário de Saúde ao contar a historinha pra boi dormir do paciente que foi devolvido blá, blá, blá... Brasília restringiu tais atendimentos por três motivos: 

     (1) superlotação; 

    (2) não existe pactuação de Alto Paraíso com DF, o que implica em gastos só pro DF em termos da internação; 

    (3) somos GO e não DF; e não fomos reconhecidos legalmente como entorno do DF, simples assim!

c)       Muito bem! Continuando com as implicações negativas, ainda usando esse exemplo prático:- 


c.1. A transferência dessa paciente idosa, irá implicar em diversos problemas familiares:

(1) estruturais financeiros = se tiver que ir um acompanhante, como normalmente é solicitado por ser uma pessoa idosa, esse acompanhante terá de arcar com despesas de hospedagem e alimentação, podendo esse dinheiro vir a fazer falta na manutenção do lar.

(2) estruturais familiares = além da idosa, mais uma pessoa da família será deslocada do lar, podendo acarretar situações problemáticas, especialmente se houverem menores envolvidos no lar.

(3) estruturais emocionais = a internação sendo feita no local de moradia, permite as visitas de familiares, o que para o idoso internado vem a ser de grande valia em termos de sua recuperação, pois não se sentirá “abandonado”.


c.2. Implicações para o nosso sistema de saúde:

(1) As despesas de remoção ida/volta para Goiânia, vão aumentar consideravelmente, seja com ambulâncias, seja com combustível, ou ainda carros alugados para o translado (por falta de veículos da saúde)! Alguém tem dúvida disso?

(2) Haverá necessidade imediata de aumento da frota da saúde, para efetuar essas remoções!

(3) Aumento das despesas com pagamentos de horas extras e alimentação, para funcionários (motoristas, pessoal de enfermagem, e às vezes até médico) que acompanharão a paciente na remoção.

(4) E, por fim, diminuição do Teto Municipal de Saúde, por perda do repasse do MAC (internações de Média e Alta Complexidade), repassado pelo Ministério da Saúde, e que não é pouco, mas que só é repassado quando se tem um Hospital credenciado!

Duvido que o repasse financeiro para uma Unidade Mista seja igual (já nem digo maior) que o repasse do MAC para o nosso Hospital (repasse do MAC, atualmente, por volta de R$30.000,00! Vide Portal da Transparência = http://www.portaltransparencia.gov.br/  / DATASUS = http://datasus.saude.gov.br/ ).


BEM, É ISSO AÍ, MINHA GENTE! TENHO CERTEZA DE QUE FIZ A MINHA PARTE MAIS UMA VEZ POR ALTO PARAÍSO, DESTA VEZ POSTANDO AQUI VERDADES QUE NÃO COSTUMAM SER DITAS! PELO CONTRÁRIO, VERDADES CAMUFLADAS POR PROVÁVEIS INTERESSES, QUE NÃO ESPECIFICAMENTE O MELHOR PARA A COLETIVIDADE, ISTO NO MEU MODO DE PENSAR E DE VER TAIS REALIDADES!

TOMARA, ENTRETANTO, E PEÇO REALMENTE A DEUS QUE EU ESTEJA ENGANADA, E QUE ESSAS MUDANÇAS MELHOREM O NIVEL DE ATENDIMENTO À SAÚDE DA POPULAÇÃO ALTOPARAISENSE! SE ISSO ACONTECER, SEREI HUMILDE O SUFICIENTE PARA RECONHECER AQUI MESMO, EM PÚBLICO, O MEU ENGANO.

GOSTARIA, AINDA, DE NOTIFICAR AQUI QUE, PELO O QUE FIQUEI SABENDO, O SAMU NÃO SERÁ MAIS DEVOLVIDO (PELO MENOS POR ENQUANTO!), SENDO QUE SEU MARCO ESTÁ AFIXADO NA CALÇADA ENTRE O PRÉDIO DO HOSPITAL MUNICIPAL E O OUTRO AO LADO, ONDE FUNCIONAVA O CEO! VAMOS AGUARDAR ONDE ELE SERÁ INSTALADO! MENOS MAL, NÃO É?!!!! SENDO QUE NA MINHA PRÓXIMA POSTAGEM, FALAREI SOBRE ESSA IMPORTANTE UNIDADE SAMU, PARA QUE SE CONHEÇA UM POUCO MAIS DE COMO ELA É CONSTITUÍDA E TODO SEU INTENSO VALOR PARA A POPULAÇÃO COMO UM TODO.




OBS: SÓ A TÍTULO INFORMATIVO, ATÉ AS 15:30 HS DO DIA DE HOJE = 20/05/2015 - TIVEMOS DESDE A NOSSA PRIMEIRA POSTAGEM SOBRE A HISTÓRIA DO NOSSO HOSPITAL, EXATAMENTE 670 (SEICENTOS E SETENTA) ACESSOS NO BLOG HIPATIA NET.   FICO FELIZ COM ISSO, POIS A "DESINFORMADA" AQUI, COMO ME CHAMARAM, ESTÁ INFORMANDO A POPULAÇÃO SOBRE "DESINFORMAÇÕES INTENCIONAIS" (ACOBERTAMENTOS? BILDERBERGs INSERIDOS EM NOSSO CONTEXTO? SERÁ?) REPASSADAS À POPULAÇÃO!


CONTINUA NA PROXIMA POSTAGEM...

PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!

HIPÁTIA III 

Nenhum comentário:

Postar um comentário