sábado, 9 de maio de 2015

HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 1ª PARTE:



HISTÓRICO DO HOSPITAL DE ALTO PARAÍSO - 1ª PARTE:


GESTÃO SEMI-PLENA – NOB/96 (NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS INICIADAS EM 1993/1996)


DESCRIÇÕES:


       1) AGOSTO DE 1993 – INÍCIO DA MINHA GESTÃO COMO SECRETARIA DE SAÚDE DE ALTO PARAÍSO/GO.


          2) O QUE ENCONTREI COMO SISTEMA DE SAÚDE?

A) 01 CENTRO DE SAÚDE FUNCIONANDO NO PRÉDIO DO EX-POSTINHO PRÓXIMO DA PRAÇA DO BAMBU.

B) 01 POSTINHO DE SAÚDE SEMI-DESATIVADO EM FRENTE AO ATUAL HOSPITAL MUNICIPAL, COM APENAS ATENDIMENTO DE 01 AUXILIAR DE ENFERMAGEM CONCURSADA DO ESTADO DE GOIÁS.

C)     01 POSTINHO RURAL NA FAZENDA ÁRVORES GRANDES, SUSTENTADO PELO MAJOR DR. FELIPE (FALECIDO), QUE TAMBÉM FAZIA OS ATENDIMENTOS MÉDICOS DE LÁ.

D)     1 POSTINHO RURAL EM SÃO JORGE SEMI-DESATIVADO, COM 2 AUXILIARES (PRÁTICOS) DE ENFERMAGEM, CEDIDOS 1 PELO MUNICIPIO E OUTRO PELO ESTADO.

E)      01 POSTINHO NA CIDADE DA FRATERNIDADE SEMI-ATIVADO.

F)   01 POSTINHO RURAL NO MOINHO DESATIVADO, HAVENDO UMA MÉDICA MORADORA DAQUELE LOCAL E QUE TRABALHAVA COMO VOLUNTARIA EVENTUAL.

G) 01 CONSTRUÇÃO INACABADA DO FUTURO HOSPITAL MUNICIPAL – AGOSTO/93, QUANDO AQUI CHEGUEI, AS OBRAS DO PRÉDIO DO HOSPITAL ESTAVAM BASICAMENTE PARALISADAS DEVIDO À QUESTÕES FINANCEIRAS DA FIRMA CONTRATADA (A INFLAÇÃO ERA MAIOR QUE O REPASSE). AS PAREDES E TETOS EXISTENTES, PORÉM SEM QUAISQUER ACABAMENTOS DE PISOS, FORROS, PINTURAS, PIAS, TORNEIRAS, VASOS SANITÁRIOS, ETC. O PREFEITO E EU, JUNTAMENTE COM UM ARQUITETO RESPONSÁVEL, INICIAMOS NOVAS LICITAÇÕES E RESPECTIVOS CONTRATOS, BUSCANDO PROGRAMAS FINANCIADORES PARA CONTINUIDADE DA OBRA. OUTROSSIM, O PROCESSO DE CREDENCIAMENTO DO HOSPITAL EM CONSTRUÇÃO, QUE HAVIA SIDO DADO INÍCIO POR GESTÕES ANTERIORES, NO MINISTÉRIO DA SAÚDE E SECRETARIA DE ESTADO, HAVIA SUMIDO DESSES ÓRGÃOS COMO POR ENCANTO – NINGUÉM SABIA DE NADA... MOTIVO PELO QUAL TIVE DE INICIAR OUTRO PROCESSO COMEÇANDO LITERALMENTE DO “ZERO”.

H) 01 ESQUELETO ABANDONADO AO LADO DESSA CONSTRUÇÃO, PERTENCENTE AO FUTURO MATERNO INFANTIL DO ESTADO DE GOIÁS (HOJE O PRÉDIO DE MÚLTIPLO USO AO LADO DO HOSPITAL), E QUE NA ÉPOCA EM QUE AQUI CHEGUEI, SERVIA DE ESPAÇO PARA A FEIRA DE HORTICULTORES DO MUNICÍPIO. OUTRA SITUAÇÃO ESTRANHA, POIS NÃO SE ENCONTRAVA NA SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE/GO, A DOCUMENTAÇÃO INERENTE À ESTA CONSTRUÇÃO DO MATERNO INFANTIL. SÓ DEPOIS DE MUITA PROCURA E INSISTÊNCIA, CONSEGUIMOS TAIS DOCUMENTOS, DOS QUAIS FIZEMOS USO PARA SOLICITAR A ENTREGA DA CONSTRUÇÃO PARA USO DO MUNICÍPIO, O QUE CONSEGUIMOS COM ÊXITO.

I)        01 CENTRO ODONTOLÓGICO INFANTIL – CASBE (FUNCIONANDO ATRÁS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL).

J)  SUCATAS DA ALEMANHA – QUANDO AQUI CHEGUEI EM AGOSTO/93, ENCONTREI ONDE HOJE É O DESTACAMENTO DA POLÍCIA MILITAR, UM AMONTOADO DE SUCATAS DOADAS PELA ALEMANHA, PARA A SAÚDE DE ALTO PARAÍSO. HÁ QUEM DIGA QUE ATÉ HAVIAM MATERIAIS BONS E APROVEITÁVEIS, MAS QUE FORAM VENDIDOS PARA ANGARIAR FUNDOS PARA A SAÚDE, SÓ QUE ISSO NÃO POSSO AFIRMAR. ENTRETANTO, POSTERIORMENTE VOLTAREI A TOCAR NESSE ASSUNTO, JÁ QUE CONSEGUIMOS RECICLAR ALGUNS MÓVEIS E UTENSÍLIOS, QUANDO DA ABERTURA E FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL.

          3) NO CENTRO DE SAÚDE:

A)  02 MÉDICOS TRABALHANDO EM PLANTÕES INTERMITENTES COM ZONA URBANA E RURAL (E + 01 MÉDICA DEMISSIONADA, A QUAL ACABOU PERMANECENDO NO SISTEMA APÓS MUITO DIÁLOGO). UM DOS MÉDICOS MENCIONADOS ERA TAMBÉM PERTENCENTE AO ESTADO DA UNIÃO, MAS RECEBIA DIFERENCIAL DE HONORÁRIOS PELO SISTEMA DE SAÚDE LOCAL.

B)      ESPECIALIDADES PROFISSIONAIS MÉDICAS E OUTRAS, ATUANDO NA ZONA URBANA E RURAL (ANOS: 93/94): (a) 02 PEDIATRAS, 01 GINECOLOGISTA, 01 HOMEOPATA, 01 OFTALMOLOGISTA, 01 CLÍNICO GERAL (TODOS TAMBÉM ATUAVAM COMO GENERALISTAS). (b) 01 DENTISTA PERTENCENTE AO ESTADO E COM CONTRATO TAMBÉM PELA PREFEITURA MUNICIPAL, EM TRABALHO INTERMITENTE COM A UNIDADE CASBE. (c) 02 ENFERMEIRAS PADRÃO CONTRATADAS PELA PREFEITURA, EM TRABALHO INTERMITENTE COM A ZONA RURAL. (d) 01 PSICÓLOGA VOLUNTÁRIA EVENTUAL, ATUANDO COMO TAL, SEMPRE QUE NECESSÁRIO. (e) POR VOLTA DE 06 AUXILIARES PRÁTICAS DE ENFERMAGEM E 2 AUXILIARES DE LIMPEZA/COZINHA. (f) 02 MOTORISTAS DE AMBULÂNCIA, TRABALHANDO POR PLANTÕES DE 12 HORAS CADA.

C)  A SECRETARIA DE SAÚDE PROPRIAMENTE DITA, FUNCIONAVA COM APENAS 3 PESSOAS:- EU (COMO SECRETARIA DE SAÚDE), MAIS UM FUNCIONÁRIO ADMINISTRATIVO CONCURSADO, E MAIS OUTRO FUNCIONÁRIO CONTRATADO PELA PREFEITURA, ESTE ATUANDO POR MEIO PERÍODO/DIA. AQUI SE FAZ UMA EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA:- ESTE FUNCIONÁRIO ÚLTIMO REFERIDO, ERA NINGUÉM MAIS QUE MEU MARIDO, QUE FOI CONTRATADO COMO ASSISTENTE SOCIAL PARA ATUAR JUNTO À PRIMEIRA DAMA, NA PROMOÇÃO SOCIAL. POR PRECISAR DE ALGUÉM COMPETENTE E DE CONFIANÇA JUNTO À MINHA SECRETARIA (JÁ QUE HAVIA NECESSIDADE CONSTANTE EM ME AUSENTAR PARA TRATAR DOS ASSUNTOS DO SISTEMA DE SAÚDE EM BRASÍLIA E GOIÂNIA; E NÃO PODERIA DEIXAR A SECRETARIA À DERIVA), O PREFEITO DIVALDO ACHOU POR BEM LIBERAR POR MEIO PERÍODO MEU MARIDO À TRABALHAR NA SECRETARIA DE SAÚDE. LEMBRANDO, ENTRETANTO, QUE NAQUELA ÉPOCA A LEI DO NEPOTISMO NÃO GUARDAVA AS MESMAS PROPORÇÕES DE ALGUNS ANOS PARA CÁ, ESPECIALMENTE DE 2005 PARA A ATUALIDADE!!!! ESTA EXPLICAÇÃO ESTÁ SENDO DADA COMO RESPOSTA A ALGUÉM (OU ALGUNS) QUE TENTARAM INFERIR-ME INSINUAÇÕES MALDOSAS... MAS, EM SÍNTESE, A EQUIPE ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DE SAÚDE, ERA COMPOSTA TÃO SOMENTE POR 3 FUNCIONÁRIOS, DOIS ATUANDO EM PERÍODO INTEGRAL E UM POR APENAS MEIO PERÍODO.

D) ATENDIMENTO AMBULATORIAL DIURNO (CONSULTAS MÉDICAS), FUNCIONANDO DAS 07,00 ÀS 18,00 HORAS.

E)      01 SALA DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA (SUTURAS E CURATIVOS SIMPLES).

F)      02 LEITOS DE OBSERVAÇÃO (PERÍODO DIURNO).

G)     01 AMBULÂNCIA (JÁ BASTANTE SUCATEADA).

H)     01 PEQUENA COZINHA.

I) 01 PEQUENA FARMÁCIA (COM POUCOS MEDICAMENTOS BÁSICOS E ESSENCIAIS).

J)       01 CONSULTÓRIO MÉDICO + 01 SALA DE ESPERA COM ALGUMAS CADEIRAS.

K)      01 CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO MUITO ANTIGO E COM CONDIÇÕES DE USO BASTANTE RESTRITAS.

      4) TETO MUNICIPAL DE SAÚDE EXTREMAMENTE REDUZIDO (POR VOLTA DE R$800,00) MENSAIS - QUE MAL DAVA PARA PAGAR OS MÉDICOS, OS QUAIS   RECEBIAM CERCA DE APENAS 3 SALÁRIOS MÍNIMOS/MÊS, MAIS UMA CONTRAPARTIDA REFERENTE AO VALOR PAGO PELO SUS. SENDO QUE UM DESSES DOIS MÉDICOS ERA FUNCIONÁRIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, ATRAVÉS DO QUAL TAMBÉM RECEBIA PARTE DE SEUS HONORÁRIOS POR LÁ

A)     A VERBA RECEBIDA DO ESTADO ERA CAPTADA POR LISTAGENS DE NOME E DOENÇAS DE PACIENTES (BPA), ATRAVÉS UNICAMENTE DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS PELOS MÉDICOS.     OBS: ATÉ ESTA DATA O SUS NAO TINHA DEFINIÇÕES PARA REPASSES FINANCEIROS DE PROGRAMAS INSTALADOS; FUNCIONAVAM OS REPASSES POR FOLHAS NOMINAIS DE ATENDIMENTOS (BOLETIM DE PRODUÇÃO AMBULATORIAL/BPA), ENTREGUES MENSALMENTE NA REGIONAL DE FORMOSA. NESSA ÉPOCA, OS TETOS FINANCEIROS ERAM DENOMINADOS “AVEIAM”.

B)     PERCEBEMOS QUE AS DEMAIS CONDUTAS REALIZADAS POR ENFERMEIRAS E AUXILIARES, NÃO ERAM COMPUTADAS NESTAS LISTAGENS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS, TAIS COMO: APLICAÇÃO DE INJEÇÃO, MEDIÇÃO DE PRESSÃO, TEMPERATURA, ETC., E QUE PODERIAM SER PAGAS PELO SUS.

C)   EU E MINHA EQUIPE DA SECRETARIA DE SAÚDE BOLAMOS, ENTÃO, UM TIPO DE CARTÃO COM TODOS OS ATENDIMENTOS QUE ERAM REALIZADOS NA CENTRAL E POSTINHOS, ONDE O PACIENTE ESCREVIA SEU NOME E Nº DE DOCUMENTO DE IDENTIDADE NA ENTRADA; E À CADA ATENDIMENTO FEITO, O FUNCIONÁRIO DO SETOR MARCAVA UM “X” NA CONDUTA CORRESPONDENTE; NA SAÍDA, O PACIENTE ASSINAVA O CARTÃO, QUE ERA COLOCADO NUMA CAIXA ESPECÍFICA E NO DIA SEGUINTE, ESSES CARTÕES ERAM COMPUTADOS E REPASSADOS PARA A LISTAGEM; À SEGUIR, ERAM DEVIDAMENTE GUARDADOS COMO COMPROVANTES FUTUROS.

D) DESTA FORMA, O FATURAMENTO AUMENTOU GRADUALMENTE, ESPECIALMENTE CONFORME FOMOS CADASTRANDO OUTROS PROGRAMAS PASSÍVEIS DE EXISTIREM NOS TIPOS DE UNIDADES QUE TINHAMOS ATÉ ENTÃO. LEMBRANDO QUE PARA REALIZAR CADA CADASTRO NOVO DE PROGRAMA, ERA UMA LUTA JUNTO À SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE GOIÁS, QUE FICA NA CAPITAL  GOIÂNIA, PARA ONDE TÍNHAMOS QUE NOS TRANSLADAR DIRETO DURANTE DIAS DA SEMANA!

E)      UMA PRIORIDADE LOGO NO INÍCIO DE MINHA GESTÃO, FOI INSTALAR OS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM PLANTÕES NOTURNOS NO CENTRO DE SAÚDE (NO REFERIDO POSTINHO), CONTENDO MÉDICO, ENFERMEIRAS QUANDO NECESSÁRIO, E ASSISTENTES PRÁTICAS DE ENFERMAGEM (AINDA NAQUELA ÉPOCA PERMITIDAS AO TRABALHO).

F)     HAVIA UM GRUPO DE AGENTES DE SAÚDE PAGOS PELO MUNICÍPIO COM UMA AJUDA DE CUSTO, E COORDENADOS POR UM MÉDICO QUE ATUAVA 01 DIA POR SEMANA NA ÁREA RURAL. PORÉM, ESSES AGENTES DE SAÚDE NÃO ERAM RECONHECIDOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, BEM COMO NÃO PRESTAVAM CONTAS À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, TRABALHANDO DE FORMA INDEPENDENTE JUNTO AO REFERIDO MÉDICO.

G)   COMO PODEM PERCEBER, EMBORA DE FORMA PRECÁRIA, EM 1993/1994 HAVIA O ATENDIMENTO DE “ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE” EM NOSSO MUNICÍPIO, ATRAVÉS DO CENTRO DE SAÚDE (E POSTOS RURAIS) E QUE, SOMADO À INSTAURAÇÃO POR MIM REALIZADA, DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E LEITOS DE OBSERVAÇÃO/INTERNAÇÃO COM PLANTÕES NOTURNOS, PASSAMOS A TER OS SERVIÇOS QUE HOJE CHAMAMOS DE “UNIDADE MISTA DE SAÚDE” (MODELO ESTE QUE O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE QUER INSTAURAR AQUI, NO LUGAR E ESPAÇO FÍSICO DO NOSSO HOSPITAL MUNICIPAL, NUM RETROCESSO AO ANO DE 1993/94!).


EM SÍNTESE, ESTE FOI O QUADRO DO SISTEMA DE SAÚDE NOS ANOS DE 1993/1994 (SALVO ALGUMAS CONDUTAS COMPLEMENTARES APÓS MINHA CHEGADA NO MUNICÍPIO, COMO POR EXEMPLO A ATIVAÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE DESATIVADOS OU SEMI-ATIVADOS, DENTRE OUTRAS).
VEJAM ABAIXO AS DESCRIÇÕES DE “UNIDADE MISTA” E “CENTRO DE SAÚDE” – LEMBRANDO QUE NO NOSSO ANTIGO CENTRO DE SAÚDE, COM OS PLANTÕES NOTURNOS, PASSAMOS A REALIZAR INTERNAÇÕES DE CURTA PERMANÊNCIA TAMBÉM, DA MESMA FORMA QUE OCORRE COM UMA UNIDADE MISTA DE SAÚDE HOJE!


Unidade Mista: Unidade de saúde básica destinada à prestação de atendimento em atenção básica e integral à saúde, de forma programada ou não, nas especialidades básicas, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais, com unidade de internação, sob administração única. A assistência médica deve ser permanente e prestada por médico especialista ou generalista. Pode dispor de urgência/emergência e SADT básico ou de rotina (SADT = SERVIÇO AUXILIAR DIAGNÓSTICO E TERAPIA).
Centro de Saúde/Unidade Básica de Saúde: Unidade para realização de atendimentos de atenção básica e integral a uma população, de forma programada ou não, nas especialidades básicas, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais de nível superior. A assistência deve ser permanente e prestada por médico generalista ou especialista nestas áreas. Podendo ou não oferecer: SADT e Pronto atendimento 24 Horas.



CONTINUA NA 2ª PARTE...


PAZ EM TODOS OS QUADRANTES!
HIPÁTIA III

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